new videos

[Resenha] Gente Pobre - Fiódor Dostoiésvsk- @editoraprincipis

 Traduzido do original do russo em um edição simples e amigável para o leitor conheci essa obra encantadora "Gente Pobre". Esse livro trata-se do primeiro romance do autor publicado, quando ele tinha apenas 25 anos de idade. 

Sinopse:Primeira obra de Dostoiévski, "Gente Pobre" mostra ao leitora a dura realidade vivida pelos moradores de São Petesburgo no século XIX, por meio das cartas trocadas entre os protagonistas. Apesar de ter sido escrita quando o autor tinha apenas 24 anos, a obra já reflete a genialidade daquele que se tornou um dos grandes nomes da literatura russa. O relacionamento construído à distância, as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia de uma vida paupérrima e os sentimentos mais profundos do ser humano estão claros e representados pelos personagens deste romance realista e envolvente.

Conhecemos então a história de Diévuchkin, um funcionário público de classe baixa, também somos apresentados a Varvara uma jovem orfã de vida sofrida trabalha como costureira para se manter. O leitor passa a acompanhar então a vida desses dois personagens por meio de cartas que ambos escrevem um para o outro, o conteúdo dessas cartas é tudo que vivem no dia a dia, das mais simples situação as mais complexas que pessoas comuns podem enfentar como a perda, o luto e o amor. 

Diévuchkin, torna-se um protetor da jovem e está sempre disposto a mimá-la de alguma forma e ajuda-lá financeiramente, ela por sua vez também está sempre preocupada com a saúde e estado de seu benfeitor. Varvara não se importa com os comentários do fofoqueiros de plantão do lugar onde vivem, sua maior preocupação é saúde e bem estar de Diévuchkin.

Ambos os personagens passam por dificuldades e humilhações que a sociedade impõem aos pobre, são pessoas que ninguém respeita, pobres demais para pensar em um dia se quer se casarem! Já o sentimento entre eles é rico e sólido nobre por assim dizer, ás vezes vai emocionar o leitor. 

Nessa leitura o autor tinha profundidade ao relatar seus personagens principalmente sobre as circuntâsncias em que em viviam ao longo da história. Uma obra escrita durante o momento inicial do realismo russo, o liro é um retrato vívido do homem comum, uma obra bela e trágica ao mesmo tempo que desvenda a condição humana.

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)