Existem certo livros que falam sobre livros, sobre a escrita, sobre autores e seu processo de trabalho enquanto escritores, livro que falam sobre leitura, livrarias e bibliotecas, esse é um desses livros, o mistério Henri Pick foi uma leitura muito prazerosa e, ao mesmo tempo, envolvente, umas das melhores que realizei nos últimos tempos, a impressão que tive foi dê que o livro me encontrou!
Imaginem um lugar dedica a livros rejeitados, um lugar que abraça e acolhe livros de diversos escritores que as editoras não quiseram publicar, um cantinho especial em que esses escritores pudesse deixar seus manuscritos não aceitos para uma publicação é com esse pano de fundo que acompanhamos essa história.
Um excêntrico bibliotecário na França antiga decidi criar um espaço em sua livraria para receber esses livros rejeitados pelo mercado editorial, sua única regra é que sejam entregues pessoalmente pelo próprio autor do livro. Gouverc faleceu deixando seu legado a sua funcionária que seguiu recebendo esses manuscritos não publicado como forma de respeitar seus desejos! Magali cuidou de tudo então.
Delphine Despero era uma mulher em ascensão em sua carreira, trabalhava em uma editora, morava em Paris, mas seu coração era bretão, Frédéric era um escritor que buscava publicar sua obra atual a Banheira e Delphine era responsável por isso, mas o destino quis que levassem o relacionamento até então profissional para outro nível, apaixonados fizeram uma viagem a casa dos pais da moça e lá um passeio a livraria local, é nesse passeio que tudo muda, ao encontrarem a livraria dos livros recusados ambos encontram algo que muda todo trajeto de vida que imaginaram juntos.
"Os leitores sempre encontram a si mesmo nos livros de um modo ou de outro. Ler é um prazer totalmente egoísta. Inconscientemente, buscamos algo que fale conosco. Os autores podem escrever as histórias mais descabidas e mais improváveis, eles sempre encontrarão algum leitor que dirá: "É incrível, você escreveu minha vida!".
O livro de fato desnuda para leitor os bastidores da indústria do livro, ao mesmo tempo, traz grandes reflexões, um romance romântico, aborda questões de relacionamentos desgastados, relações douradoras de longa data, fala sobre crises em relacionamento, divórcio, sobre a existência humana, além de temas como livros, livrarias, leitor, escritor traz essas outras abordagens, com uma conexão muito interessante, vale cada página!
ps o livro ganhou adaptação e quero muito assistir em breve!
0 comentários