Depois de muito tempo finalmente li mais um livro de Jane Austen, minha primeira experiência com a escrita e trabalho da autora acredito que como a de muitos de vocês foi por meio de orgulho e preconceito um livro que trago guardado em meu coração. Porém sempre existe espaço para mais favoritos quando encontramos obras como Persuasão, não posso afirmar que gostei mais dessa leitura do que a de orgulho e preconceito, mas posso dizer que gostei muito da narrativa, das construções e crítica visível ao leitor!
Persuasão no apresenta a história de Anne Elliot uma jovem inteligente que vive na Inglaterra e em um ambiente mais rural, sinceramente a personagem nos mostra que prefere a vida assim no campo, em uma sucessão de acontecimentos Jane se apaixona por uma capitão que está em processo de estabelecimento financeiro e social...
Jane toma uma decisão que muda o curso de sua vida e seu sofrimento devido a essa decisão chega se tornar palpável para o leitor, em diversos momentos me entristecia pela dor que a personagem sentia devido as consequências de uma decisão tomada baseada em opiniões de pessoas que a cercavam em uma sociedade em que a mulher era moldada a servir, se casar bem, e ter ascensão financeira por meio do casamento.
Persuasão é um livro sobre arrependimentos, sobre segunda chance, possui uma narrativa fluída que nos hipnotiza durante a leitura, a escrita da autora nos cativa por meio dos segredos dos seus personagens, pela construção do ambiente e pela crítica forte, sempre muito forte, presente em seus trabalhos.
A personagem Anne a princípio pode nos parece doce, frágil e ingénua, entretanto ela é muito mais do que isso, uma observadora nata, no decorrer do romance ela ganha confiança para pensar por si e acompanhar essa transformação é fascinante para o leitor, nos mostrando o poder e talento de Jane Austen em construir personagens repletos de camadas a serem descobertas por seus leitores!
0 comentários