[Resenha] O primeiro sonho do mundo - Anne Sibran @relicarioedicoes

Existem livros que nos pegam de maneira tão sensíveis e marcantes que é difícil descrê-los, farei o meu melhor sobre minha experiência lendo o primeiro sonho do mundo, leitura que se tornou uma favorita por aqui...

Será que vida está amoada comigo?
Conhecemos inicialmente Paul Cézanne um célebre pintor que após um sonho, como um aviso, o autor embarca na jornada de reproduzir o que viu, porém com o tempo ele acaba ficando com algum problema na visão o que o deprime amargamente. Imaginem para o pintor ir aos poucos perdendo o dom de ver?


Paul procura ajuda após muito sofrer angustiado e resolve se encontrar com um renomado oftalmologista Barthélemy Racine, esse que desenvolveu um tratamento revolucionário justamente para o problema que o artista estava enfrentando! Além do vínculo criado entre o ele e seu possível salvador existe uma terceira personagem a esposa de Barthélemy Racine, Kitsidano é indígena, possui uma cultura totalmente diferente de tudo que Paul conhece e uma perspectiva de vida muito incomum também!

A leitura se torna muito fluída, envolve e cativa o leitor logo de cara, é uma obra rica que nos permite acompanhar o período em que foi baseada, ambientada no século XIX, em território Francês, então acompanhamos os desdobramentos desse período como pano de fundo durante a história aqui nos contada.


O primeiro sonho do mundo é um lindo romance que nos permite refletir sobre as diversas facetas da visão, tanto a física como a que temos de mundo, um livro que pende entre arte e ciência, explorando temas como nossa percepção da beleza das coisas, ou a importância que damos a isso, faz isso por meio de uma linguagem extremamente poética, vale cada pagina!
Anterior
Próxima

0 comentários