O primo Basílio, Eça de Queirós- @editoraedipro

Esse foi meu primeiro livro lido de Eça, meu primeiro contato com a literatura portuguesa, essa foi a leitura que me resgatou como leitora, aos meus 17 anos tinha abandonado o ato de ler, e por meio de o primo Basílio retomei o hábito, foi uma leitura marcante da qual jamais equecerei, foi um favorito para vida, repleto de significados, ensinamentos e que merecia uma releitura é claro!


Esse romance é realista, foi publicado pela primeira vez em 1878, seu tema principal é o adultério, os personagens centrais são primos Luísa e Basílio e quando ele retorna de a Portugal Luísa da inicio a uma relação extraconjugal, ela é casada!


Essa é uma história marcante com grande reflexões sobre moral por exemplo, ela se passa no século XIX, em Lisboa, seu narrador é "onisciente em terceira pessoa" o que torna a leitura curiosa, ele sabe, nós passamos a saber também, outro tema fortemente abordado (um dos meus favoritos diga-se de passagem) é a critica persistente a vida burguesa e seu estilo de exageros, muito relacionado a atualidade como sempre, o ser humano buscando mostrar uma vida que não possui!

Sobre Luísa personagem curiosa, ela ama ler, le muitos livros, todos romances românticos, muito românticos, no passado era apaixonada pelo primo e ele por ela, porém com sua partida Luisa se casa com outro homem. Quando ele volta fica impossível não viver essa paixão novamente, a empregada, os vizinhos, todos já estão mexericando a respeito, mas Luísa não quer saber!

O primo ganhou adaptação nos cinemas, eu adorei! Mas não mais que a leitura que ainda hoje nessa revisitação de minha parte foi uma das experiências mas incríveis dos últimos dias enquanto leitora, espero que você possa conhecer e gostar tanto quanto eu!

Você já leu ou quer ler?

#literaturaportuguesa
Anterior
Próxima

0 comentários