Clitemnestra, Costanza Casati, @astralcultural

 Esse é um livro para aqueles que assim como eu amam mitologia, nesse caso mitologia grega Clitemnestra sempre teve papel e reconhecimento secundário comparado com sua irmã Helena, confesso eu não a desconhecia. Foi por meio da talentosa escrita de Costanza que tive contato com sua história, um livro de camadas, que me agradou em muitos momentos, em alguns tive minhas ressalvas.


“Chegará um tempo em que canções serão cantadas sobre ela, sobre as pessoas que ela amou e as que ela odiou"

Nesse romance pelo que parece de estreia da autora ela explora em sua narrativa a profundidade da personagem que traça um plano fortemente elaborado de vingança, principalmente contra o próprio marido, claro que Casati nos permite entender as motivações da então Rainha, o que torna a história curiosa para o leitor.

Clitemnestra é uma personagem complexa a seu modo, viveu muitas coisas e sua maioria difíceis para uma mulher em seu tempo, foi treinada como guerreira, mas passou a vida obrigada a ceder a um pai rigoroso, muitas vezes visto como tirano. Fora isso, nossa protagonista ainda lida com um marido tão bruto quanto se pode ser. Suportando abusos, perdas e muito sofrimento, acompanhamos a trajetória dessa mulher por meio de uma narrativa bem construída, mas que em alguns momentos se tornou cansativa, nada que pudesse atrapalhar a beleza da leitura em si.


É uma história profunda com muitos personagens e a escrita tende a descrever cada um deles, talvez isso tenha deixado a leitura mais lenta e a dado momento um tanto cansativa, Clitemnestra  é uma mulher forte, inspiradora governa com mão de aço e nos mostra sua capacidade feminina, uma das coisas que mais gostei na leitura.

Clitemnestra é uma leitura fluída, bem escrita, com uma prosa bonita aos olhos do leitor que nos mantêm conectados com a leitura de maneira significativa, para os fãs do gênero é um romance que recomendo muito.

Gostaram dessa proposta?

#clitemnestra #costanzacasati
Anterior
Próxima

0 comentários