Ratos e Homens - John Steinbeck @lp&meditores

Ratos e homens era um livro que desejava ler há bastante tempo, foi uma excelente leitura exatamente como imaginava. Nessa história, você encontra temas como amizade, solidão, luta pela sobrevivência, de uma maneira muito crua e realista.


Para além desses temas bem claros ao leitor, ele foi ambientado em uma das crises mais marcantes da história, a depressão de 29. Apesar de curto, é um livro certeiro que tem muito a ensinar. Essa obra tem um peso e significado imenso, esboçado pelo escritor que conheceu bem de perto a desilusão.

Publicado em 1937 ganhador do prêmio Nobel, tudo acontece em uma fazenda onde dois amigos chegaram para trabalhar em busca de melhores condições, a história possuí poucos personagens e muito diálogo, envolve o leitor a cada página, a linguagem da mais simples possível, estamos falando de trabalhadores humildes em busca de sobrevivência e o pão de cada dia!

O ponto curioso da leitura é entre os personagens George é um homem perspicaz e possui um carinho e zelo por Lennie um homem de porte físico avantajado, forte, mas que possuí certos problemas quando se trata de socialização, a amizade e cuidado entre ambos é muito curiosa além das intrigas e desentendimentos como em qualquer amizade. A impressão que tive enquanto leitora, principalmente pelo final dessa leitura, é que Lennie tinha algum problema psicológico, algo que para a realidade dos dois estava fora de cogitação, entender, compreender ou até mesmo buscar tratamento.


Tudo nesse livro que se tornou clássico da literatura norte-americana do século passado, nos leva a refletir, tanto pelas lutas internas dos personagens ou pelos sonhos e planos de futuro que esboçam, ou pela simplicidade da vida que levam e a dificuldade que enfrentam. Foi uma experiência muito significativa!

Você já leu?
Anterior
Próxima

0 comentários