Esse é um tema que muito me atrai em meus estudos sobre a linguagem e a língua de forma geral, em as margens do discurso temos acesso a um texto sólido bem construído que propõem elucidar algumas temáticas curiosas ao estudante.
Muitas vezes quando pensamos em discurso logo vem a imagem de grupos sociais excluídos no âmbito da linguagem, mas é claro que não é só isso. Nesse sentido, o livro aponta o campo de investigação de pontos menos explorados ou desconhecidos. As margens do discurso foi organizado por alguns especialistas e chama atenção do leitor para os conceitos de Dominique Maingueneau.
Os textos aqui são inéditos em português, algo que me chamou muito atenção. Ao longo da graduação tive pouco acesso a essas discussões e por meio dessa leitura pude ampliar meu repertório e conhecer melhor os temas explanados na narrativa.
As margens do discurso não é uma leitura comum e tradicional, fica meu alerta para os que nunca estudaram o tema ou ainda conhecem pouco da temática, o livro vem como uma clareza muito significativa, mas é preciso que o leitor/estudante esteja ao menos familiarizado com os princípios linguísticos.
Você gostou dessa proposta? Mesmo sendo um livro mais específico, acredita que poderia ajudar os estudantes da área?


0 comentários