Os sofrimentos do jovem Werther - GOETHE

ALERTA Esse é um livro que irá falar de forma não muito cuidadosa sobre suicídio.

Esse é um livro que pode ser considerado relevante por marcar o romantismo e explorar temas como o amor não correspondido, emoções intensas e a busca pelo sentido da vida. Publicado em 1774, os sofrimentos do jovem Werther causou grande alvoroço naquele período, influenciando vários leitores a tirarem a própria vida.


Minha experiência com a leitura

Acredito que essa se tornou uma das leituras mais complexas que já realizei, os sofrimentos do Jovem Werther foi um sofrimento para essa leitora que voz fala também, uma experiência lenta, não me entendam mal, o enredo foi bem construído, bem desenvolvido, por meio de cartas, mas que por sua vez pela própria temática se tornou irritante. 

Com esse pano de fundo acompanhamos os devaneios desse personagem que sofre e sofre muito, consegui compreender até certo ponto o martírio que possa se tornar amar alguém como Carlota, mas em dado momento a leitura se arrasta e isso me frustrou bastante, é como se a vida do personagem então se voltasse completamente e unicamente para esse amor, talvez por estarmos em um período onde isso não ocorre dessa maneira, talvez por ser criada de uma forma em que isso era visto como muito exagero, sofrer a tal ponto por alguém que não lhe quer, me senti desconfortável com toda a situação. 


Em seguida, o personagem passou a forçar uma aproximação com amada, o que também me incomodou bastante, é como se o amor platônico passasse para um nível de imposição, algo bastante perturbador. Suas reflexões e pensamentos levam o leitor ao sentimento de tristeza e insatisfação, não é para menos que esse livro foi recebido de maneira impactante quando lançado e que muitos se viram ceifando suas vidas após ler a obra. 

Alguns dizem que o livro é quase uma autobiografia e o personagem representa então um amigo de Goethe, sendo meu primeiro contato com sua escrita esse foi um livro marcante e que me fez regurgitar a histórias por alguns dias, arriscando desagradar alguns essa experiência foi pesada, em dado momento desagradável, a escrita de Goethe é carregada, intensa, poética e exageradamente intensa!
Ao final da leitura um narrador externo surge familiar a Werther e estranho ao leitor dá um novo sentido e ritmo na leitura, mas, ao mesmo tempo, causa estranheza e desconfiança, existi então uma certa romantização ao suicídio, como se fosse a melhor escolha para os que sofrem, cá entre nós não conhecemos alma viva neste mundo que não sofra por algo.


Precisamos dizer que todos nós em dado momento já fomos um pouco Werther, sofremos em dado momento por um amor impossível ou não correspondido, é uma característica que vem de encontro com a realidade, perceba que Werther é um jovem em formação, então a paixão ali é avassaladora, entretanto precisamos falar sobre como a luta contra pensamentos suicidas é árdua, precisamos pensar em como uma narrativa como está pode prejudicar o andamento de pessoas emocionalmente instáveis e quanto banalizar a vida é cruel.

Por fim, posso compreender o alcance da obra e sua importância justamente por trazer tantas reflexões necessárias nesse sentido, e a escrita de Goethe e seu trabalho ser então algo interessante quando pensamos no poder que a literatura possui no sentido de nos fazer pensar!
Anterior
Próxima

0 comentários