Israel Potter, Herman Melville

Esse sem dúvida é um livro que merece um espaço no seu coração de leitor, meu primeiro contato com a escrita e o trabalho do autor da grande obra Moby Dick foi uma experiência muito positiva, sua escrita, seu personagem, sua narrativa conquista, distrai, explica, orienta o leitor e o mantém preso na leitura do início ao fim.


Em Israel Potter, acompanhamos a peregrinação de Israel desde muito jovem até a fase final de sua vida, ele atravessa oceanos, florestas e enfrenta muitas coisas em sua jornada. Uma espécie de autobiografia de um homem que existiu. Esse é um dos livros menos conhecidos de Melville, mas espero que, após lerem essas considerações, possam ler essa obra. Vale cada página, cada minuto de leitura aqui dedicado.

O início dessa leitura desafia o leitor, uma linguagem mais densa torna a leitura lenta, mas a beleza dá obra se dá nesse pequeno detalhe, pelo que pude notar é um livro para ser degustado, você vai acompanhar a trajetória de vida de um homem claramente não será rápida, terá detalhes, descrições de lugares, de pessoas, essa parte encanta o leitor, me senti em meio a florestas com Israel, em fuga com Israel, com receio e medo junto de Israel e todos esses sentimentos foi me permitido pela escrita detalhista e cativante do autor.


Israel passa por diversos lugares, como disse terra e mar farão parte de sua viagem de vida, ele lutará na guerra, perderá, será capturado feito prisioneiro, ele irá fugir, se esconder, servir ao inimigo e a grandes nomes da história, é sem dúvida uma leitura marcante para o leitor, tem como pano de fundo um período curioso repleto de reviravoltas, a revolução Americana. É um livro que traz temas políticos muito fortes, a guerra é muito abordada, a intriga entre os homens e a luta pela liberdade e pelo ideal do que se considera correto.

Israel passa por muitos obstáculos, o primeiro deles dentro de sua própria casa, em seguida trabalha no campo pelo seu sustento, não demora até que ele se vê servindo ao exército...
Anterior
Próxima

0 comentários