"Virtude, autodisciplina, resiliência e sabedoria, segundo o estoicismo, são os meios para alcançar a paz interior e a felicidade"
A grande questão é que ao pensarmos nesses pontos atingi-los talvez não seja uma tarefa tão fácil, porém, por meio da leitura de a arte de viver é possível colocar em prática algumas atitudes fundamentais nesse processo, nesse sentido o livro funciona como um guia, uma aula, um trajeto a ser percorrido por nós leitores.
Uma das lições mais significativas desta leitura é a aceitação do não controle, não podemos controlar tudo ao nosso redor e está tudo bem, o que podemos fazer é nos concentrarmos para nos desenvolvermos de forma moral e virtuosa, daí, sim, teremos o prazer de colher nossas ações de forma positiva.
Epicteto torna-se referência para grandes nomes filosóficos como Marco Aurélio, ele nos traz ensinamentos profundos de como viver em paz e encontrar felicidade mesmo quando o mundo diz o contrário. A arte de viver conta com uma bela introdução que possibilita ao leitor entender e compreender melhor tanto sobre Epicteto quanto sobre o que ele defende.
"Quando um corvo grasnar de forma agourenta, não se deixe levar pelas aparências, mas reflita e diga: nada é um presságio para mim, seja para meu corpo insignificante, propriedades, reputação, filhos ou esposa. Mas para mim, todos os presságios são bons se assim eu desejar. Pois, aconteça o que acontecer, cabe a mim tirar proveito deles."
Esse é um livro incrível que compõem a biblioteca estoica da @editoraexcelsior são obras bastantes significativas quando pensamos em evolução pessoal e espiritual, a arte de viver é uma leitura fluída, repleta de ensinamentos para quem busca melhorar em diversos aspectos da vida, um livro curto, reflexivo, e muito proveitoso, foi uma experiência maravilhoso ter lido a obra.
Mas e você, já leu algum livro estoico? Ficou curioso?
0 comentários