Seis dias em Bombaim - Alka Joshi

 Já se perguntou até onde iria para encontrar seu lugar neste mundo?

Nessa narrativa seis dias em Bombaim de Joshi mesma autora dê a pintora de Henna somos arrebatados para uma leitura de personagens marcantes, lugares incríveis e inspiradores, drama e lições reflexivas para o leitor. A leitura traça uma aventura começando na Índia e seguindo pela Europa.


Sona é enfermeira e em seu local de trabalho possui tantas amizades boas como desavenças perturbadoras, ela ganha bem, mais que algumas colegas, dai as desavenças, apesar disso ela vive com a mãe, são apenas as duas e tudo que Sona recebe dedica aos cuidados de saúde de sua mãe. Em seu local de trabalho Sona se vê diante de uma figura conhecida, Mira uma artista que está internada no hospital e Sona adora ouvir suas histórias de viagens e relacionamentos pelo mundo.

Ao receber alta a artista deixa uma missão para Sona e a partir disso uma longa jornada de lições e reflexões acontecem na leitura, Sona passa a refletir sobre sua própria vida, tem memórias dos passado e essas memórias lhe permitem pensar sobre quem é, quem somos neste mundo e o que buscamos.

A escrita de Alka nos conduz para a cultura indiana, o papel da mulher mais uma vez fortemente presente e seu espaço em uma sociedade dominada pelos homens neste livro nos remete a reflexões e indagações de que mesmo avançando tanto a sociedade ainda parece caminhar para trás de certo modo. Nossa protagonista percebe que tem alguns privilégios mediante as dupla nacionalidade e nota como tem sorte nesse sentido ao analisar a vida das mulheres ao redor.


A autora apresenta ao leitor um cenário de quase liberdade da Índia então para além da história em si e toda a reflexão que ela nos proporciona, temos tabém acesso ao contexto histórico e social em que ela se passa, aprendemos muito com isso ao ler seis dias em Bombaim. É como se esse cenário funcionasse como pano de fundo para busca de identidade da protagonista.


Seis dias em Bombaim torna-se mais um livro da autora que nos fisga do início ao fim, nos proporcionar uma jornada por diversos lugares inspiradores e nos faz refletir sobre temas tão significativos e marcantes que fica difícil não gostar do trabalho Joshi, se você leu a pintora de Henna e sua continuação sem sombra de dúvida vai gostar desta nova leitura!

Próxima

0 comentários