Voltado para leitores de letras, filosofia, comunicação e arte, mas, acima de tudo para aqueles que desejam compreender mais da semiótica estruturalista "Filosofia e semiótica procura responder alguns dos principais questionamentos sobre o tema levantando um panorama entre filosofia e estruturalismo, os autores trabalham sua obra pautados em três grandes e conhecidos expoentes da área, Claude Lévi- Strauss, Michel Foucault e Jacques Lacan.
Dividido em seis capítulos da apresentação a conclusão somos conduzidos por meio de perguntas como se desenvolveu uma relação entre filosofia e semiótica, como aspectos de vida e obra desses teóricos impulsionaram o aprimoramento da análise filosófica e sua estrutura, quais ferramentas nasceram deste processo, etc. Ao ler temos acesso ao trabalho de cada um dos pensadores e as conexões que possuem com o tema central na narrativa fascina o leitor.
O livro percorre uma caminhada de análise da biografia, bibliografia e conceitos-chave dos autores em questão, além de nos guiar pela jornada de compreensão dessas analogias o livro ainda nos proporcionar exercitar o que estamos estudando com perguntas e respostas e sugestão de leituras para aprofundamento, um verdadeiro manual que pode contribuir e muito com nossa compreensão e extensão do que sabemos a respeito da filosófica e semiótica.
Foi uma leitura muito enriquecedora e significativa no sentido de estimular a compreensão da semiótica em seu campo amplo, na introdução o leitor toma conhecimento sobe o que é semiótica, campo de estudo de signos, sinais e processo e a relação histórica com a filosofia. Aprendemos um pouco sobre o estruturalismo e suas conexões e partimos para os três grandes pensadores e suas teorias. Esse é um livro bastante completo e pode contribuir para todos que estudam na área a aprimorar seus conhecimentos, a revisar o que viram em sua formação base e a redescobrir por meio de cada pensador aqui abordado.
0 comentários