new videos

Resenha A Noiva Fantasma YANGSZE CHOO



"A Noiva Fantasma" foi uma das leituras que me marcou muito como leitora, um livro muito bem estruturado com embasamentos em superstições orientais que me conquistaram muito, a autora 'Yangsze Choo' é descendente de malaios e "A Noiva Fantasma" foi seu primeiro romance de uma forma muito talentosa ela compartilhou a cultura de um povo e suas crenças. O livro foi publicado pela editora 'DarkSide' e escrito de uma forma envolvente e instigante onde a protagonista recebe a proposta de ser tornar uma "Noiva Fantasma", ela teria que se casar com jovem já morto.



Sinopse: Certa noite, meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma...1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto.A Noiva Fantasma é o surpreendente romance de estreia de Yangsze Choo, a escritora de ascendência oriental que está encantando fãs por todo o mundo.Por mais fantásticas que pareçam, as noivas fantasmas ainda resistem até hoje em parte da cultura asiática. A prática, que chegou a ser banida por Mao Tsé-Tung durante a Revolução Cultural, foi muito frequente na China e na Malaia (hoje Malásia) no final do século XIX. O casamento era usado para tranquilizar um espírito inquieto, e garantir um lar e estabilidade para as mulheres que diziam sim a maridos já falecidos. É claro que elas tinham um preço alto a pagar, e com Li Lan não seria diferente.Evocando obras como Lugar Nenhum, de Neil Gaiman, essa obra é uma história impressionante sobre o amor sobrenatural e sobre o amadurecimento, escrita por uma extraordinária nova voz da ficção contemporânea.



Li Lan tem apenas 18 anos e leva uma vida muito difícil desde de que sua mãe faleceu a jovem se tornou refém de um cotidiano melancólico e sem perspectivas,  seu pai sofre de depressão e se viciou em ópio devido a tristeza em que se encontra, nossa protagonista pode contar com a orientação de Amah uma dama de companhia muito tradicional no local onde vivem, ela está trabalhando com a família de Li Lan há muito tempo e se tornou uma segunda mãe para garota.



"Ele fumava o ópio, aquele era o primeiro cachimbo da noite então imaginei que ele estivesse relativamente lúcido"

Em uma conversa despretensiosa com seu pai Li Lan  é surpreendida por ele quando questionada se ela gostaria de se tornar uma noiva fantasma, a jovem não fazia ideia mais essa conversa muda sua vida para sempre. Ela conhece um família muito rica da região de Malaia lugar onde vivem, essa família perdeu um filho muito cedo e não tiveram a oportunidade de casa-lo a tempo, por isso eles desejavam realizar um casamento fantasma que era muito comum na cultura chinesa da época. A jovem passa a trilhar um caminho muito sombrio onde tem pesadelos com esse suposto jovem morto e isso passa a assombra-la levando-a ao desespero.



"Quando olhei fundo no espelho de minha mãe, vi de relance um vulto atrás de mim. Com ímpeto de raiva, agarrei  o primeiro objeto ã mão e atirei contra a sombra"

Através da leitura é possível conhecer a cultura local, a prática de casar jovens com pessoas já mortas é ilegal mais tradicionalmente feita na Malaia, para acalmar o espirito do morto, uma das coisas que mais me chamou a atenção foi a construção de cenários e locais onde a protagonista esteve, me senti parte da própria história transportada para lugares incríveis e cheios de descobertas, o romance envolvendo os personagens também me conquistou, outro fator interessante a se pontuar na leitura é o motivo que levou o pai de Li Lan a propor o casamento fantasma eles estavam endividados e a jovem herdaria uma fortuna sendo esposa de um jovem influente morto, isso acontece muito ainda nos dias de hoje, pais que viveram e vivem a moda antiga obrigam as filhas se casarem por dinheiro, ainda não está extinto esses tipos de acordos.



Li Lan é extremamente correta e está sempre buscando agir de acordo com a maneira que foi educada até mesmo quando se encontra diante do perigo ela procura soluções que não ferem sua conduta e moral e tem a humildade de assumir quando precisa de ajuda principalmente quando falamos sobre o plano espiritual, a luta da protagonista para se livrar do perigo que lhe assombra é inspiradora, durante a leitura é notável que todas as vezes que eu tinha certeza do que iria acontecer a autora me passava pra trás o que tornou o livro mais curioso do que eu imaginava.


Conhecemos então Er Lang minhas opiniões sobre esse personagem masculino que nos chama atenção é de amor e ódio, ele acompanha a trama com uma atuação na história muito importante fazendo a leitura fluir ainda melhor, gostaria de conhece-lo melhor e explorar mais do que ele pode nos oferecer neste livro em especifico, confesso a vocês que adoraria mais histórias da autora com ambientação parecida ou similar a esta.


Meu nome não é importante, mais tudo bem, sou Er Lang. Embora houvesse dito que aquilo não importava, ele decerto esperava algum tipo de reação.Infelizmente, eu não era capaz de ter qualquer uma. Er Lang era o tipo de nome mais comum possível, se é que podia ser chamado de nome. Significava apenas segundo filho.

"A Noiva Fantasma" ao contrário do que muitos pensam não envolve terror ou horror,  a autora construiu uma linda e empolgante ficção nos deixando cada vez mais curiosos pelos desfechos e destino de nossa protagonista, a autora ainda nos mostra um pouco sobre crenças como era um plano espiritual diferenciado do que estamos acostumados, onde o dinheiro determina sua situação depois de morto. Li Lan é uma personagem forte cativante e me apaixonei por ela desde do inicio, sobre a edição do livro a editora foi de uma classe indescritível, capa dura e ilustrações lindíssimas a cada capítulo quero muito ter a oportunidade de ler mais obras de Choo.


Espero que vocês tenham gostado um grande beijo e até a próxima!


Ficção Fantasia| 360 Páginas Editora Dark Side|Compare & Compre: SubmarinoSaraivaAmazon| Classificação: 5/5| Skoob

Comentários

  1. Eu estou louca por esse livro. Não vejo a hora de comprar ♥♥

    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não terá arrependimento, a leitura é simplesmente perfeita, super recomendo! <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Form for Contact Page (Do not remove)