new videos

Quatro Etapas Da Literatura [Literatura Em Pauta]

Olá pessoal, hoje dou inicio ao um novo projeto aqui no blog, algo que desejei fazer a bastante tempo mais que só agora tive a oportunidade e um pouco de conhecimento extra para passar a vocês, como alguns já sabem estou cursando Letras, e durante a graduação estou aprendendo algumas coisas iniciais sobre a literatura, talvez essa nova pauta aqui do blog não siga uma ordem cronológica sobre esse assunto, porém o intuito é transmitir a vocês um pouco do que tenho aprendido e espero muito que gostem, escolhi iniciar com uma aula que tive sobre algumas das etapas da literatura então para aquelas pessoas leigas assim como eu que desconhecia esses fatos o post de hoje será muito instrutivo.


A Literatura de forma geral possui muitas etapas e paradigmas que iremos desbravando conforme o tempo, entretanto hoje selecionei quatro etapas curiosas com exemplos bem legais que estou aprendendo a ler. Vamos conhecer essas etapas e exemplos?

1- Buscar a literatura por prazer

Aqui o leitor busca determinados gêneros de leituras e livros por prazer, divertimento, distração ou até mesmo conhecimento, trata-se de uma escolha muito pessoal e muitos erram nos gêneros iniciais até se encontrarem na leitura.



2- Literatura Engajada

Esse modelo fundamenta-se na crítica, Castro Alvez por exemplo é um escritor de literatura engajada, João Cabral De Neto Mello é outro escritor conhecido pelo gênero de literatura engajada, eu particularmente conheço pouco esses autores, mais desejo do fundo da alma ler mais obras deles, e vocês conhecem a escrita desses autores?



3- Literatura Histórica

Na literatura histórica é possível identificar a representação do povo, um autor conhecido nesse modelo é Fernando Pessoa.

4- Literatura Catártica

Responsável por causar sentimentos, um bom exemplo dessa literatura é Camões, ou poemas diversos. Esse modelos provoca o envolvimento do leitor causando sua identificação pessoal com o que está lendo.

Enfim essas foram as quatro primeira etapas da literatura que conheci através de meus estudos iniciais, acredito que deve ter muitas outras discrições nesse sentido, porém por enquanto é isso, espero muito que tenham gostado, se você conhece os autores mencionados e até mesmos as etapas e quer acrescentar algo bom nesse tema, deixe nos comentários vou adorar aprender mais com vocês um grande beijo e até a próxima!

Comentários

  1. Michelle Louise Paranhos11 de junho de 2019 às 08:50

    Gostei do texto. Você diria que a literatura mudou de transformadora para entretenimento apenas? E isso se enquadraria no primeiro tipo que você falou?
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Olá, obrigada pela visita, acredito que a leitura pode ser ambas, tanto um entretenimento quanto transformadora, eu mesma quando mais nova lia livros por diversão, gostava do ato da leitura e era a única em minha casa que lia com frequência, ao longo dos anos os livros que li foram me transformando na leitora que sou hoje e acredito fielmente que se as pessoas tentasse ler aquilo que gostam inicialmente, não terão dificuldade de ler textos acadêmicos e complexos como os que estou lendo no momento, porque foram treinando ao longo do caminho para isso.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou formada em letras também e tenho tantas boas recordações dessa época da faculdade, foi o curso que mais gostei de ter feito! Adoro ver esse tipo de post,me bate uma saudade e eu fico feliz de ver gente feliz fazendo esse curso!
    Adorei!!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Estou no último ano do ensino médio e pretendo cursar Letras, então adorei saber que tu cursa, deve ser uma experiência incrível, estou ansiosa. Adorei saber as etapas da literatura, muito interessante!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Acho um pouco estranho (para mim que sou somente leitora) separar assim a literatura. Mas creio que para quem estude faça mais sentido e lógica.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  6. Que bacana, também cursei Letras e pode ser um curso ótimo, principalmente para quem consegue ir além, ler os teóricos e não ficar preso em apostilas. Sobre a temática que você trouxe, acho bastante válida, esse é um blog de literatura e você não foge ao tema. Conheço todos os autores que você citou e amo. Você já leu Antonio Candido?

    ResponderExcluir
  7. Oi MIchelle, sua linda, tudo bem?
    Literatura era minha matéria preferida na escola junto com história. Vou amar os posts que você. fizer. Já tive vontade de fazer faculdade nessa área só por prazer. Eu tive que apresentar uma vez, um trabalho sobre Castro Alves, gosto muito dele.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  8. que post lindo!! eu sou professora de portugues, formada em letras, amei esse curso demais!
    eu amo quando encontro estudantes de letras e que usam o curso para compartilhar conhecimentos em seus blogs
    sucesso!!

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Adorei você trazer teoria literária para o blog! Acho que muitos de nós já esquecemos o que aprendemos nas aulas de literatura. A literatura engajada seria a social? Porque lembrei muito do George Orwell, cujos livros têm muita crítica social. Gosto bastante da literatura histórica, mas não as de hoje em dia, que misturam romance junto. Gosto daquela "pura" mesmo. Ótimo post, amei!

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Michelle.

    Adorei sua postagem. Adoro buscar a literatura por prazer. Assim posso conhecer outros gêneros, sair da minha zona de conforto e principalmente descobrir novos autores. Acho a melhor teoria para incentivar a leitura. Parabéns pelo post.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi! Eu tenho muita vontade de cursar letras, e saber um pouco mais sobre a literatura que tanto amamos. Através da literatura, conhecemos e aprendemos sobre tantas coisas! Saber de tantas vertentes, e como abordam temas tão singulares é maravilhoso! Adorei o post!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  12. Oi Michele!
    Que legal, parabéns pelo seu curso e parabéns também de nos passar um pouco de seu aprendizado. Suas dicas são muito preciosas, eu conheço o livro Os Lusíadas de Camões foi onde me apaixonei pela escrita e leitura, parabéns pelo post. Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Olá

    Seu post é maravilhoso demais *_*
    Traga mais posts assim e até lembrei que ia fazer alguns no meu blog haha
    Gosto mais de literatura engajada e a histórica porque ambas focam em falar sobre algo e nos fazer refletir.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Que post mais lindo <3 Acho incrível quem estuda letras e aprende um pouquinho mais sobre esse mundo. Estou curiosa para conhecer um pouquinho mais do seu conhecimento *-*

    Beijos,

    ResponderExcluir
  15. Oi.

    Nunca é demais saber e compreender sobre literatura, algo que nós leitores estamos sempre em contato, entender nossas preferências literárias nos promove um maior prazer na leitura, adorei seu post <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Form for Contact Page (Do not remove)