new videos

Faculdade De Letras Português/Inglês Minha experiência (EAD)

 Olá, já faz bastante tempo que não escrevo alguma postagem por aqui falando sobre algo voltado para o pessoal, hoje resolvi trazer um post diferentão sobre minha graduação em letras, para matar a curiosidade de algumas pessoas que me acompanham. Também para compartilhar com vocês um pouco da minha vida de acadêmica e essa experiência que estou vivendo atualmente.

O começo

Em 2017 resolvi iniciar minha graduação em letras semipresencial na instituição de ensino (Anhanguera), lá minha experiência como acadêmica foi muito frustrante, estava em uma turma mista com pedagogia, a professora que nos acompanhava uma vez por semana era pedagoga e todo seu ensino e orientação era voltado para pedagogia, então sempre que tínhamos dúvidas da área de letras ela não sabia como ajudar.

A plataforma da instituição era péssima, muitas vezes passava uma semana inteira tentando acessa-la sem êxito, era muito difícil trabalhar na plataforma (ambiente virtual de estudos). Aos poucos eu e mais alguns alunos de letras fomos desanimando da instituição, nós não tínhamos o apoio e respaldo necessário para cursar nossa graduação e isso é fundamental para um aluno EAD.

Após um semestre inteiro de muitas dificuldades decidi parar a graduação, sentia que estava jogando dinheiro no lixo e chorava de desespero, porque queria muito estudar e me formar. Entretanto vi alguns colegas de outras turmas falando a respeito de transferência de instituição, como era nova no ensino superior e estava muito desgastada nem pensei nisso, até que ao ouvir esse grupo de alunos resolvi perguntar como funcionava a transferência e para onde iriam. 

Nesse momento um novo mundo se abriu, comecei a ver as coisas de um outro ângulo e a pesquisar sobre outras instituições de ensino superior EAD. Pesquisei sobre notas no MEC, avaliações de alunos, e acabei gostando muito da Unicesumar ( minha instituição atual). ela possui nota máxima no MEC no curso de letras e isso me animou, também descobri por outros alunos que era uma excelente instituição, conheci o Studeo ( ambiente virtual de aprendizagem) usado pela Unicesumar e fiquei encantada com a organização e qualidade do mesmo.

Minha jornada

Resolvi me transferir para Unicesumar no final do segundo semestre de 2017, iniciei meus estudos na instituição no começo de 2018, nesse momento aprendi mais em 30 dias do que o ano todo na outra instituição, foi nesse momento que percebi ter escolhido certo e fiquei muito empolgada para seguir em frente. Ganhei motivação de novo e fui adiante. No meio de 2019 tive muitos problemas financeiros, quem me ajudava coma faculdade era minha mãe e naquele período não podíamos mais pagar a graduação. Mais um vez vi meu plano de formação desabar, foi triste, porém necessário.

Recomeços

Em 2020 as coisas continuaram muito difíceis, eu não moro mais com minha mãe já tem um tempo, mas ela me ajudava como mencionei, sempre ajudou todas nós com nossos estudos, eu e minhas irmãs, era um desejo dela nos ver formadas e encaminhadas, um desejo nosso também. No segundo semestre de 2020 após muita espera e um desejo enorme de terminar minha graduação, com ajuda do meu marido retomei meus estudos para alegria da minha mãe e minha com toda certeza!

Ao voltar para faculdade me senti forte de novo, próxima de tudo que acredito, confesso a vocês que é muito gratificante estudar para mim. Também é muito cansativo e as vezes a gente da umas surtadas, mais no final ao ver os resultados dos nossos esforços notamos que tudo valeu a pena. Esse segundo semestre de 2020 que marcou meu retorno a graduação, também marcou outras questões pessoais tristes em minha vida. Compartilhei com vocês meu sumiço após perder meu pai em dezembro. Ainda é muito difícil falar nisso, mais quase desisti de estudar de novo, foi quando me lembrei do que ele me ensinou sobre seguir em frente e lutar pelas coisas que queremos. 


Meu pai é o meu maior motivador, sempre seguirei em frente horando tudo que ele representa para mim, mesmo que um dia eu fracasse, será apenas por um momento, tenho certeza que conseguiria me reerguer novamente por mim e por ele! Enfim essa trajetória me fez perceber algumas coisas importantes, nem sempre seus planos darão certo logo de cara, pode ser que no meio do caminho você encontre uma pedrinha ou uma baita pedra e isso te desviei momentaneamente do seu objetivo. 

O que irá definir seu sucesso é o quanto estará disposto a se esforçar para mover a pedra, porque a vida tem dessas coisas, te desafia para lhe tornar mais forte, te desanima para lhe tornar mais crente em seu propósito, te desgasta para lhe mostrar o valor da sua luta, pense nisso!

Atualmente

Agora que já compartilhei um pouco da minha trajetória acadêmica e tudo que vivi nesse período, quero falar do agora, meu retorno nos estudos foi um baita presente, eu fiquei muito empolgada, estudei linguística II nesse segundo semestre de 2020, produção textual, e fiz alguns projetos de ensino que me deram um norte muito bacana do que quero ao concluir a faculdade.

Em 2021 as coisas começaram meio frenéticas, confesso que tenho dado uma surtadas de vez em quando com tantas coisas para fazer, mais cursei no primeiro módulo inglês I ( foi meu primeiro contanto com inglês intensivo após a escola). Fiz vários trabalhos avaliativos pedagógicos também.

Nesse momento comecei mais um módulo, como falta apenas um ano e meio para eu concluir minha graduação ( para os curiosos ela tem 3 anos de duração) estou entrando em processo de estágios, então nesse novo módulo irei fazer o estágio I teoria e prática. Nesse primeiro momento irei apenas observar em sala de aula, mais já é bem assustador saber desse primeiro contanto, ando muito ansiosa com o estágio, porém acho que é normal acredito que todo mundo fica assim no começo. 

Após o estágio, irei cursar Literatura Brasileira e isso me deixa muito empolgada, foi por conta dos estudos em literatura que quis fazer  Letras. Também terei nesse momento o segundo estágio em língua portuguesa, nesse consta regência, ou seja, terei que dar aulas pensa no meu nervoso.


Curiosidades

É muito importante mencionar que decidi estudar Letras por conta das literaturas, eu tinha uma vontade imensa de aprender tudo nesse sentindo e direcionar meus estudos para o mercado de trabalho editorial, revisão, correção ou até mesmo tradução caso ficasse muito boa no inglês, entretanto minha graduação é licenciatura, não tinha bacharel e isso me fez tomar um caminho diferente, o que não me impossibilita de trabalhar com o que realmente quero, só que me dará uma perspectiva mais ampla da formação em Letras, ponto positivo nisso tudo.

Nunca me vi dando aula, ou como professora isso será um imenso desafio para mim enquanto acadêmica, mesmo assim acabei me apegando nesse sentindo de estar em sala de aula, não sei dizer agora, mas quem sabe me apaixone pala profissão e siga nesse caminho, o futuro nos dirá!


Finalizando

Espero muito que tenham gostado de saber um pouco sobre minha jornada de estudante de letras e de conhecer um pouco da minha história, se tiverem dúvidas ou sugestões sobre esse assunto deixem aqui nos comentários irei adorar conversar com vocês.

Se quiserem saber mais sobre o ensino EAD também irei adorar compartilhar o que já aprendi por aqui, posso fazer mais posts como esse.

Xoxo :)

Comentários

  1. Oi Michelle, sua linda, tudo bem?
    Fiquei emocionada com sua trajetória e feliz por você não ter desistido depois de tantos obstáculos. Sinto muito por seu pai. Que Deus conforte o seu coração e o de sua família. Ainda quero ver fotos sua aqui quando estiver se formando. Desejo todo sucesso para você.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada, feliz que esteja me acompanhando por aqui, quando me formar irei compartilhar com vocês, beijos! :)

      Excluir
  2. Muito linda sua trajetória até aqui. E saiba que seu sucesso já é garantido , sigo sua página e acho linda suas postagens. Também gosto muito de ler e a muito tempo atrás já quis muito fazer letras e sua página e suas postagens está me motivando novamente, mas assim como vc não me vejo dando aulas ☺️ . Bjos fabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Obrigada, fico feliz com sua visita por aqui, muito bom saber que gosta do meu trabalho, beijos! :)

      Excluir
  3. Oi Michelle!

    Adorei saber da sua experiencia com a gradução! Minha segunda graduação será em letras português e inglês também! Eu tô bem animada pra começar, mas vou deixar mais pra frente pra ter um pouco de paz depois da primeira gradução, mas 2022 virá ai HAHAHAHAHAH
    A ideia do post ficou incrivel, amei!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Form for Contact Page (Do not remove)