new videos

[Resenha] A Trança - Laetitia Colombani @intrínseca

Terminar de ler "A Trança" foi um experiências com resultados mistos, uma mistura de aprendizados e sentimentos muito bons, essas experiências revelam algumas coisas sobre os seres humanos, essas revelações trazem reflexões que considero extremamente importantes, adorei cada capítulo da leitura, espero que gostem da resenha!

Sinopse: Smita é uma intocável, membro da casta mais inferior da Índia. Seu grande sonho é ver a filha escapar da condição miserável em que vivem e ter acesso à educação formal. Na Sicília, Giulia trabalha como ajudante na oficina do pai. Mas, quando ele sofre um acidente e ela precisa assumir o comando, logo percebe que o negócio está à beira da ruína. No Canadá, Sarah é uma advogada renomada. Quando está prestes a ser promovida a chefe no escritório em que trabalha, descobre estar gravemente doente. Sem saber que estão conectadas por suas questões mais íntimas, Smita, Giulia e Sarah recusam o destino que lhes está reservado e decidem lutar contra ele. Vibrantes, suas histórias remontam a uma imensa gama de emoções muito familiares e que, por isso, tecem uma trama que fala sobre dois aspectos essenciais de nossas vidas: esperança e solidariedade.
Inicialmente conhecemos Smita uma mãe indiana conhecida por sua falta de casta, Smita é uma dalit no país onde vive isso significa que ela é impura, não possui casta e deve viver de maneira afastada dos demais, os dalit ficam com os serviços mais desumanos possíveis, quando pequena Smita foi treinada pela mãe a fazer a mesma coisa que ela. Recolher as fezes dos outros, os puros considerados superiores. Todo o horror que puder imaginar essa mulher viveu, herdou a dura herança de sua mãe.


Smita não queria que o futuro de sua filha fosse igual ao seu, e simplesmente se recusava a levar a menina em sua ronda de trabalho. Não queria nem que a filha visse o que ela fazia, colocou em sua cabeça que sua filha seria melhor do que ela, iria estudar na escola, aprender a ler e escrever para ter um destino mais digno, juntou dinheiro junto com o marido para colocar Lalita na escola local.


Conhecemos Sarah um mulher formada, advogada e dedicada, Sarah comete erros terríveis e tenta da melhor maneira possível corrigi-los, ela é um workaholic viciada em trabalho, lutou muito para chegar onde está, entretanto com todo esse esforço na profissão acaba deixando seus filhos em segundo plano, ela tem um cronograma rígido em sua casa, uma rotina bem controlada com os filhos tudo isso para conseguir uma promoção sonhada no emprego de advogada.


Essa tão sonhada promoção trará algumas consequências em que Sarah terá que lidar de maneira oposta da atual. Tudo que um dia sonhou está em risco, a decisão sempre será dela.

Giulia é uma jovem que mora na Cecília, interior da Itália ( sou descendente de siciliano criei certa afinidade com essa personagem). Ela trabalha com seu pai no ateliê que ele criou, as atividades do ateliê são bem singulares, eles separam cuidam e tingem cabelos humanos para formarem novos cabelos, vendem isso a diversos compradores. Giulia tem uma história de afeto familiar e no ateliê tem amigas de longa data da família e dela de maneira geral. Seu pai passa mal um dia e Giulia se vê em uma situação terrível, um pai em coma doente e a esperança de que um dia tudo ficaria bem.

Tudo muda para Giulia, o negócio da família está ameaçado e ela terá decisões importantes a tomar diante de todo esse sofrimento.

A leitura acaba por unir essas três personagens mulheres e peculiares de uma maneira doce e sutil, somos introduzidos na vida de cada uma delas, tudo que ela vivem e sentem é passo ao leitor de maneira leve mais ao mesmo tempo de forma muito significativa.


A trança possui histórias de vidas, sobre mulheres fortes, destemidas e marcantes é o que a autora nos trouxe, vidas ligadas e cheias de afinidade com a realidade de muitas outras. Essa história traz lições grandes de como nossas atitudes interferem na vida de outras pessoas, isso pode ocorrer de forma positiva ou negativa depende da intenção colocada na atitude é isso que faz a diferença no final das contas.

A escrita da autora traz uma leveza para a obra de maneira geral, ela nos faz conhecer as mulheres de seu livro de forma natural e tranquila, nos traz a sensação de estarmos em uma conversa profunda sobre nossas experiências enquanto pessoas, e isso foi muito maravilhoso durante a leitura. Laetitia possui uma escrita simples de fácil entendimento mais com uma carga emocional muito forte, é impossível não emocionar com desenrolar de sua história.

Uma das personagens que me identifiquei bastante foi Giulia, essa jovem moça vê seu pai doente em uma cama de hospital, quem me acompanha aqui no blog e nas redes sociais sabe que passei por isso durante 4 anos, por fim em dezembro desse anos tão caótico meu pai descansou, encontrou um lugarzinho ao lado Deus e está em paz eu tenho certeza, então ficou muito evidente uma ligação sentimental e de cumplicidade com Giulia nesse sentindo.

Foi Smita que mostrou o significado de força, valentia e perseverança, essa personagem me trouxe uma nova perspectiva sobre nossas atitudes, uma mulher destemida que lutou pelos direitos humanos da filha, enfrentou seus maiores medos por amor e tornou sua presença valorizada durante a leitura para mim enquanto leitora.

Sarah é a típica mulher que nos mostra que sempre é possível recomeçar, nunca é tarde para mudar, ela nos mostra a importância de reconhecermos o erro e tentarmos sermos melhores a partir de então, um exemplo sem dúvida.

O que mais posso dizer sobre essa leitura, você irá se emocionar, irá aprender como eu aprendi, irá se inspirar e motivar. Também irá rever seus conceitos diante de tantas coisas na vida que chegará a se surpreender com a força e impacto que A trança terá em sua vida quanto leitor ou leitora. Isso sem dúvida é uma garantia.

Espero muito que vocês tenham gostado da resenha!:)

Xoxo!
Título Original: La Tresse| Páginas:208 | Gêneros: Ficção Francesa| Editora: Intrínseca| Minha avaliação:5/5| Comprar: Amazon

Comentários

  1. Oi Michelle!!

    Nossa eu tenho visto muitas pessoas falando desse livro, eu achei a edição dele lindissima e quando vi falarem sobre ter partes na india eu fiquei bem curiosa, li bem pouca coisa que se passasse lá. Parece mesmo ser um livro inspirador, acho que tô precisando de umas leituras assim! Adorei sua resenha e suas fotos ficaram maravilhosas!

    ResponderExcluir
  2. Oi Michelle.

    Adorei sua resenha, pois não sabia praticamente nada sobre a história e gosto de conhecer livros que inspiram e emocionam. Sempre reservo um tempo para conferir essas histórias, principalmente quando possui um personagem que traz acontecimentos que acaba identificando na nossa vida. Sua dica está anotada, vou tentar adquiri-lo o mais rápido possível.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Michelle sua linda, tudo bem?
    Pela capa não imaginei uma histórica tão inspiradora. Estou muito curiosa para descobrir como o caminho essas três mulheres se cruzou. E confesso que a via da Smita tocou meu coração. Estou aqui torcendo para que ela, seu marido e sua filha tenham um final feliz. Dica mais do que anotada. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Esse é o tipo de livro que compraria pelo título e capa, são perfeitos, não nego que sou dessas, nem leria a sinopse hehehehhehehehe mas, lendo sua resenha, percebo que é estilo que curto

    ResponderExcluir
  5. Oi Michelle!

    Menina eu to simplesmente encantado com a sua resenha, ela me peou de jeito e eu já estou doido para ler esse livro, achei a premissa dele muito interessante e fiquei curioso para descobrir os desdobramentos das histórias das protagonistas, espero que ter a oportunidade de ler esse livro no futuro.

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  6. Eu vi o título do livro em lançamento e não sabia bem o que esperar da história. Agora quero muito ler essa história, a sua resenha já me deu muita expectativa sobre o que esperar e sei que vou gostar da leitura. *___*
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Parece um livro cheio de aprendizados, não conhecia muito da história e todas essas mulheres parecem incríveis na história. Pela capa eu imaginei outro livro, porém pela sua resenha parece um ótimo drama.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Esse livro apareceu para mim como sugestão na Amazon, mas eu nem sabia do que se tratava. Achei a premissa muito interessante e bem diferente de qualquer livro que eu já tenha lido. Pelo que percebi da sua resenha, me pareceu uma leitura bem intensa, dessas que despertam diversos sentimentos e trazem muitas reflexões. Gostei muito de conferir sua opinião e vou anotar a dica para ler futuramente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Ooi

    A premissa desse livro é maravilhosa e cada resenha que eu leio dele fico mais curiosa para conhecer essas mulheres. Acho que a Intrinseca acertou bem nesse livro.

    Sil
    blog kzmirobooks.com • Siga no Instagram: @kzmirobooks

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Adorei! Já quero saber como a vida dessas três mulheres irão se entrelaçar. Com uma escrita fácil de entendimento e simples, com certeza seria um título que tentaria ler. Dica super anotada! Aliás, adorei demais a capa.
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Form for Contact Page (Do not remove)