new videos

[Resenha] A última carta de amor - Jojo Moyes- @intrínseca

 Minha leitura dessa semana começou de forma bem lenta, porém como gosto muito da autora me esforcei bastante para conseguir concluir de maneira positiva, acredito que não estava muito na vibe da leitura em sí, mas gostei de maneira geral da história e toda a composição da obra. Espero que gostem da resenha!

Sinopse: O primeiro livro de Jojo Moyes publicado pela Intrínseca, relançado com nova capa. Londres, 1960. Ao acordar em um hospital após um acidente de carro, Jennifer Stirling não consegue se lembrar de nada. De volta a casa com o marido, ela tenta, em vão, recuperar a memória de sua antiga vida. Por mais que todos à sua volta pareçam atenciosos e amáveis, Jennifer sente que alguma coisa está faltando. É então que ela descobre uma série de cartas de amor escondidas, endereçadas a ela e assinadas apenas por "B", e percebe que não só estava vivendo um romance fora do casamento, como também parecia disposta a arriscar tudo para ficar com seu amante. Quatro décadas depois, a jornalista Ellie Haworth encontra uma dessas cartas endereçadas a Jennifer durante uma pesquisa nos arquivos do jornal em que trabalha. Obcecada pela ideia de reunir os protagonistas desse amor proibido em parte por estar ela mesma envolvida com um homem casado, Ellie começa a procurar por "B", e nem desconfia que, ao fazer isso, talvez encontre uma solução para os problemas do próprio relacionamento. Com personagens realisticamente complexos e uma trama bem-elaborada, A Última Carta de Amor entrelaça as histórias de paixão, adultério e perda de Ellie e Jennifer. Um livro comovente e irremediavelmente romântico.

"A última carta de amor" é um livro que nos traz perspectivas do amor e suas ligações com o período, espaço e tempo em que o vivemos, nessa leitura conhecemos histórias diferentes que são conectadas entre passado, presente e possíveis futuros, as histórias aqui possuem uma tema polêmico em comum, a traição. As palavras de JoJo nos faz refletir sobre o relacionamento amoroso, sobre como conduzimos nossos sentimentos e atitudes, nos faz pensar sobre casamento, cumplicidade, fidelidade entre outras diversas questões sociais e amorosas.

Conhecemos então Jennifer, esposa da década de 60, considerada o modelo de esposa ideal e Ellie uma jornalista da atualidade, moderna. Ellie namora uma homem casado, sua vida está complicada e bagunçada, fora de controle eu diria. A jovem jornalista imagina uma vida perfeita ao lado desse homem que é comprometido e que traz consigo uma bagagem complicada, essas expectativas de relacionamento perfeito com um homem imperfeito será a porta de entrada para os maiores problemas na vida Ellie que acaba se prejudicando profissionalmente.

Quando uma carta enviada por Jennifer há muitos anos atrás chega até as mãos de Ellie ela tem a chance de colocar sua vida e emprego nos trilhos novamente, ao iniciar uma pesquisar profunda sobre Jennifer e toda sua vida amorosa o leitor é colocado na perspectiva das histórias passadas da esposa troféu e da realidade atual de Ellie. Somos aos pouco introduzidos em ambas as histórias de amor, no caso de Jennifer as semelhanças com a situação de Ellie é que ela se apaixona por outro homem mesmo sendo casada com um dos empresários mais respeitados de sua época, a relação dela com esse amante se manteve por muito tempo através de cartas de amor, estas que por sua vez caem nas mãos de Ellie enquanto jornalista.

As abordagens que autora trouxe para essa história são intensas com temáticas complexas de aceitação, questionamentos são levantados ao longo da leitura que traz um tema principal, é aceitável trair por amor? A aceitação de temas tão polêmicos nem sempre é fácil por parte do leitor, mas o interessante da leitura é justamente isso, propor essas reflexões para formação de opiniões diferentes. Assim como na última leitura que realizei da autora "Como eu era antes de você" que levanta a questão do suicídio assistido, em a última carta de amor somos induzidos a pensar sobre diversas questões sociais. 

Confesso que o desenrolar da leitura foi menos promissor do que imaginei, entretanto ainda assim considero uma ótima leitura, super válida de conhecimento e aproveitamento por parte do leitor. A escrita aqui no meu caso foi menos fluída, mas acredito que isso difere muito de pessoa para pessoa, recomendo para aqueles que buscam uma boa história de amor, com lições e ensinamentos diversos e importantes, mas que não ligam muito para leituras mais lentas. 

Espero que tenham gostado!

Xoxo

Título Original: A última carta de amor | Páginas:|Gênero: Romance| Intrínseca| Minha Avaliação: 3/5| Comprar: Amazon

Comentários

  1. Oi Michelle!

    Eu tenho muita vontade de ler algo da Jojo mas até hoje não tive oportunidade, eu só assisti uma das adaptações dos livros dela e achei muito bonito a história, os livros devem ser ainda mais emocionantes. Eu adoro essas leituras que trazem reflexões sobre o amor, eu sempe fico muito pensativa a respeito e são leiturass que marcam muito.
    Adorei sua opinião e a capa nova do livro tá belissima né?! Suas fotos ficaram incriveis!!

    ResponderExcluir
  2. Lembro-me que ganhei esse livro, acho que 2016, li super rápido e gostoso, ao menos achei. Pena que você não achou uma leitura tão fluida.

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Eu tenho esse livro parado na estante há algum tempo, mas desanimei um pouco porque vi muitos comentários falando que a leitura era muito lenta. Porém, apesar de realmente não ter sido um livro muito fluido para você, gostei de saber dos temas que a autora aborda. Isso me deixou mais motivada a desencalhar esse livro da estante. Amei sua resenha e as fotos ficaram lindas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Acho que sou uma das poucas pessoas que não realmente se encantou pela Jojo Moyes. Em A Ultima Carta de Amor, estou pensando seriamente dar primeiro uma chance a adaptação e depois partir para o livro. Eu gosto de pontos de vistas que intercalam presente e o passado, mas dependendo do modo como isso é trabalhado. Esse livro ficou encalhado uns bons anos na minha estante, até que decidi vender ÇHSAÇH Agora terei que comprar novamente hahaha Excelente resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Michelle, tudo bem?
    Eu confesso que a abordagem do amor nesse caso me deixou bastante pensativa porque não vejo muitos livros tratando desse assunto pelo aspecto da infidelidade por motivos de não se estar feliz numa relação. É engraçado e até interessante, mesmo que de forma negativa como a falta de diálogo e a pressão social acabam criando situações como as que são descritas nesse livro.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://wwww.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Form for Contact Page (Do not remove)