new videos

[Resenha] Lendários Tracy Deonn @intrínseca

 Finalmente tive chance de vir até aqui compartilhar com vocês tudo que achei dessa nossa leitura coletiva de "Lendários" comentei lá no instagram do Motivação Literária que tive uma identificação muito profunda com Bree nossa protagonista nesse primeiro volume. Para quem não está entendendo nada, em setembro realizei uma leitura coletiva do lançamento da editora intrínseca Lendários, uma fantasia de estreia da autora Tracy Deonn, que já adianto ganhou meu coração, espero que gostem da resenha!

Sinopse: Um dos livros mais aguardados do ano, Lendários é uma fantasia apaixonante que une magia, mistério e sociedades secretas, trazendo um novo olhar sobre as lendas do rei Arthur. Partir parecia a fuga perfeita para Bree Matthews. Na verdade, a única fuga possível. Após perder a mãe, tudo que a menina de dezesseis anos quer é se manter longe das lembranças e das palavras carregadas de ressentimento na última discussão que tiveram. Por isso, Bree decide entrar em um programa da Universidade da Carolina do Norte para estudantes de excelência acadêmica. Um novo começo, distante da pessoa que ela era antes de tudo desmoronar. Mas então, em seu primeiro dia no novo lar, Bree vê um demônio, e essa descoberta aterrorizante a conduzirá até os Lendários, membros de uma ordem secreta formada por descendentes dos cavaleiros da Távola Redonda do rei Arthur, jovens responsáveis por caçar e destruir essas criaturas demoníacas e proteger a humanidade. Aos poucos, entre memórias enevoadas, ela percebe que não é a primeira vez que se depara com os Lendários, e que esse reencontro pode não ser mera coincidência. Com a ajuda de Nick, um ex-membro que quer distância da Ordem, Bree se infiltra nesse mundo de magia, privilégios e segredos para descobrir o que realmente aconteceu em seu passado. Ela só não contava que precisaria lidar com a desconfiança de um feiticeiro misterioso e com uma verdade avassaladora: os Lendários não são os únicos com o dom da magia. Dentro de Bree há uma força ancestral que ela ainda não consegue entender, mas que pode ser decisiva quando Camlann, a guerra final entre magos e demônios, chegar. Resta a Bree decidir se usará essa força para se unir à luta da Ordem ou para destruí-la de vez. Lendários é a estreia arrebatadora e premiada de Tracy Deonn, o primeiro volume de uma fantasia eletrizante e sensível sobre a jornada de uma jovem para entender a origem de suas dores e de seus poderes. Com uma narrativa poderosa e personagens marcantes, o livro figurou por semanas na lista de best-sellers do The New York Times, foi indicado ao Hugo Awards, um dos prêmios mais importantes de fantasia, e recebeu, entre outros, o Coretta Scott King-John Steptoe Award para Novos Talentos, concedido a livros jovens e adultos escritos por pessoas negras.

Conhecemos um pouco da história de Bree uma jovem que acabou de perder sua mãe para um trágico "acidente" e devido a isso ela esta enfrentando um momento delicado, sofrido e muitas vezes inimaginável para quem está de fora, o luto é algo que pode mexer com nossa perspectiva sobre a vida e sobre as coisas que nos ceram. Tai minha identificação pessoal com a personagem, nas primeiras páginas dessa história Bree faz uma descrição bastante realista sobre o comportamento das pessoas diante de alguém que acabou de perder uma pessoa querida, enfim voltando para nosso assunto principal essa história maravilhosa.

"Eu escuto gente que não conheço usando verbos no pretérito para se referir a minha mãe, a pessoa que me trouxe ao mundo e criou meu presente." 

Com a perda da mãe de forma muito repentina Bree deixou questões não resolvidas com ela e está sofrendo muito por isso apesar de tentar com todas as suas forças manter um muro invisível entre sua existência e sua dor. Bree escondeu que tinha se candidatado para mesma universidade onde a mãe estudou e quando a mesma descobriu ficou furiosa com sua filha, o que de inicio para o leitor se torna uma informação confusa, sua mãe tinha muitos motivos para não querer Bree na mesma faculdade onde cursou, mas sobre isso descobriríamos bem mais adiante na leitura.

Com apenas 16 anos de idade Bree embarcar em sua nova jornada acadêmica, ao seu lado está sua melhor amiga juntas irão para seu novo lar no campus, mas não imaginam tudo que está por vir com essa nova fase. Em seu primeiro dia no campus Bree é convidada para uma famosa festa na pedreira um lugar onde os jovens estudantes saltam de uma pedra bem alta, loucura né, mas é isso! Nessa festa nossa protagonista acaba se afastando um pouco das pessoas e da melhor amiga Alice, com isso Bree acaba presenciando acontecimentos misteriosos que até mesmo seus olhos desconfiam ser verdade, é partir dessas situações vistas na festa que Bree da inicio a um novo capítulo em sua vida, um no qual ela nunca se quer sonhou um dia.

"Lendários' é uma história de fantasia que tem como pano de fundo a lenda do rei Arthur, na verdade a leitura aborda princípios da lenda e através disso ela refuta toda a história já contada, uma leitura eletrizante que nos prende do inicio ao fim, com uma narrativa super fluida repleta de acontecimentos que faz com o leitor não queira soltar o livro por nada.


A escrita de Tracy é leve , criativa e muito animadora, ler este livro era tudo que precisava para dar um gás por aqui enquanto leitora, a criação dos personagens foi muito bem desenvolvida durante a obra percebemos suas principais características que acredito serem aprofundadas nos próximos volumes, porque sim gente teremos outros volumes continuando essa história. Não posso deixar de citar que o história aborda o racismo de maneira bastante forte, em diversos capitulos a presença de situações envolvendo esse assunto é bem nítido para o leitor que a principio pode achar meio exagerado por parte da autora, mas por se tratar de uma protagonista negra faz todo sentindo Deonn abordar essa questão tão importante com afinco.

"Minha barreira funciona de duas formas: ela esconde as coisas que preciso esconder e me ajuda a mostrar as coisas que preciso mostrar. Muito útil com a galera dos meus pêsames'

Por fim gostaria muito de agradecer a todos que me acompanharam durante a leitura conjunta e estender meu convite recomendando a leitura de Lendários a todos os leitores que apreciam o gênero e buscam algo diferenciado, espero que tenha gostado :)

Xoxo!

Título Original: Legendborn| Páginas: 589 |Gênero: Ficção| Editora: Intrínseca| Minha Avaliação: 4/5| Comprar: Amazon

Ps: Os links deste post são afiliados, comprando por eles vocês contribuem com meu trabalho, pois ganho um pequena comissão e isso não interfere no valor da compra de vocês! :)

Comentários

  1. Oi Michele!!

    Nossa, desde que eu vi alguns gringos falando desse livro eu morro de vontade de ler e recentemente comprei o e-book do livro e espero que eu consiga ler em breve. Eu só vejo comentários mega positivos sobre o livro e teve gente que leu esse livro enorme em dois dias! O negócio deve ser muito bom mesmo HAHAHAHAHAAHA
    Eu adorei saber mais sobre o livro e agora tô ainda mais empolgada pra pegar pra ler, ai que vontade de passar na frente de tudo HAHAHAHAHAHAHA
    Amei a resenha e suas fotos ficaram perfeitas!

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Se eu tinha alguma dúvida de que queria ler esse livro, sua resenha acabou com elas. Amei conhecer mais sobre a história, porque confesso que ainda não sabia nada sobre o livro e tinha sido atraída só pela capa hahaha. Mas achei a premissa incrível e a leitura parece ser totalmente envolvente. Amei muito a resenha e as fotos, e esse livro com certeza vai para o topo da lista de desejados.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Acho que esse livro tem muitos aspectos que me chamam atenção, principalmente essa atmosfera do Rei Arthur, que tanto me identifico. A personagem central, pela resenha , parece ser bem construída

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Eu só tenho visto elogios rasgados para a obra, e por isso estou doida demais para ler. É meu gênero favorito, sinto que seus elementos são do estilo que curto, então já viu: estou com expectativas. Adorei saber que posso esperar algo único. E excelente resenha! Que bom que gostou da leitura <3
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Form for Contact Page (Do not remove)