[Resenha] O Último Duelo- Eric Jager @intrínseca

 O Último Duelo nos propõem uma leitura histórica, marcante e repleta de acontecimentos interessantes que permeiam toda a obra. A história ganhou uma adaptação para o cinemas que ainda não tive chance de assistir, mas que o farei assim que possível. 

Sinopse: No século XIV, em plena Guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra, Jean de Carrouges, um cavaleiro normando recém-chegado das batalhas na Escócia, volta para casa e se depara com mais uma ameaça mortal. Sua esposa, Marguerite, acusa o escudeiro Jacques Le Gris — um velho amigo e companheiro de corte do cavaleiro — de estupro. Sem saída após Carrouges fazer um apelo formal, o tribunal decreta a realização de um julgamento por combate, o que também coloca o destino de Marguerite à prova, pois, se seu marido perder o duelo, ela será sentenciada à morte por falso testemunho. Enquanto tropas inimigas pilham o país, a loucura ronda a corte francesa, exércitos islâmicos ameaçam o cristianismo e pragas ceifam a vida de muitos, Carrouges e Le Gris se encontram equipados com suas armaduras em um monastério de Paris, alguns dias depois do Natal, em 1386. O que se segue é o último duelo autorizado pelo Parlamento de Paris, uma luta feroz com lanças, espadas e adagas — diante de uma multidão que incluía o próprio rei Carlos VI, entre outros membros da nobreza — que termina com os dois combatentes feridos, mas apenas um fatalmente. Baseado em ampla pesquisa realizada na Normandia e em Paris, O último duelo é o retrato vívido de uma era turbulenta e de três personagens inesquecíveis presos em um triângulo fatal de crime, escândalo e vingança. Uma narrativa sobre um drama humano comovente, a história real de um delito terrível e um trabalho envolvente sobre intriga histórica cujos temas, mesmo séculos mais tarde, ainda ecoam com força.

Eric Jager nos apresenta através de uma escrita marcante e muito cativante uma história que tem como pano de fundo a Guerra dos Cem Anos, conhecemos então além da história central que já irei mencionar também as localizações, costumes e toda a geografia que envolve França e Inglaterra. Nessa história a proposta vem através de uma acusação de estupro feita pela personagem Marguerite, ela acusa um homem que é escudeiro chamado Jacques Le Gris. A acusação acaba em um julgamento por combate algo cultural da época para resolução de questões assim.

O duelo tem dois lados de uma moeda, se por acaso o marido de Marguerite perder esse combate ela será acusada e sentenciada a morte, resultando em falso testemunho. Enquanto acompanhamos a história basilar do livro também somos introduzidos aos acontecimentos da guerra, tomada por poder entre outras coisas que vão surgindo aos olhos do leitor página por página.

A leitura se torna muito significativa, mas confesso difícil ao longo de seu processo, apesar de toda a magnitude da escrita do autor, fiquei meio perdida em alguns momentos da história pela quantidade de informações, o que acredito ser completamente normal devido ao conteúdo histórico presente no livro.

O interessante dessa leitura e que merece destaque é que ela nos traz personagens reais, pertencentes a famílias que de fato existiram e passaram por todo aquele período uma característica peculiar e marcante no trabalho de  Jager. Para além do romance presente nas página de "O Último Duelo" o leitor ainda tem acesso as questões politicas e sociais da época dando uma perspectiva de como tudo funcionava inclusive a economia.

Por fim foi um verdade privilégio ter a chance de realizar essa leitura, o trabalho apresenta nela foi de grande valia e muito rico, para o leitor é um prato cheio de conhecimento histórico que vale muito a pena conferir!

Título Original: The Last Duel| Páginas: 319 |Gênero: Romance Histórico| Editora: Intrínseca| Minha Avaliação: 4/5| Comprar: Amazon

Ps: Os links deste post são afiliados, comprando por eles vocês contribuem com meu trabalho, pois ganho um pequena comissão e isso não interfere no valor da compra de vocês! :)

Anterior
Próxima

4 comentários

  1. Olá,
    Acho que li poucos livros que se passam durante a guerra, ao menos não me lembro de nenhum durante essa guerra em específico. A parte da ação parece mais interessante do que a parte política (mas já pensei isso em outro livro e estava errada hehehe). Pela sua resenha parece melhor do que imaginava.

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Eu já tinha visto o trailer da adaptação e ficado muito curiosa para conhecer essa história, mas não sabia da existência do livro. Com certeza vou adicioná-lo na minha lista, porque eu já tinha interesse em saber mais sobre essa história e acredito que a leitura traga detalhes muito interessantes. Amei a indicação e espero conseguir ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Acho interessante essa perspectiva mais real e palpável do livro. Não conhecia o livro confesso, mas acho a época que ele retrata bem curiosa, o que me faria dar uma chance. Ainda mais tendo mais aspectos sendo trabalhados, como o social e o político. Dica super anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Michelle, tudo bem?
    Fiquei curiosa para saber se ela acusou falsamente o escudeiro e por qual motivo. Gosto muito de história, por isso o conteúdo histórico por trás do enredo seria a cereja do bolo para mim. Que pena que a escrita parece ser um pouco complexa, mas mesmo assim gostaria de ler. Dica mais do que anotada. Sua resenha ficou ótima!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir