new videos

[Resenha] Conversas Com Um Jovem Professor-Leandro Karnal @editoracontexto

 Queria ter lido esse livro logo quando iniciei minha graduação em letras, infelizmente por algum desleixo ele foi ficando na lista de desejos até no final de 2021 onde resolvi me presentear com alguns livros nos quais tinha interesse há batsante tempo.

Sinopse: O professor entra na escola e parece que nasceu para dar aula: sabe como lidar com os alunos, faz camaradagem com os colegas, dialoga com os pais. Nunca comete um deslize, passa muito bem o seu recado e todos o adoram. Será que nasceu sabendo ou foi aprendendo ao longo de alguns sucessos e outros tantos fracassos? Muitos são os livros que trazem teorias sobre a sala de aula, mas faltava um sobre a prática de ensinar. Não falta mais. Nestas “conversas” o leitor não encontrará citações de grandes obras, conhecerá experiências em classe. Tanto as que deram certo como as que fizeram o autor se arrepender depois. Professor com vasta experiência, dono de texto envolvente, Leandro Karnal discute os problemas cotidianos daqueles que lecionam: como dar aula, como corrigir provas, o que é necessário lembrar numa reunião com os pais. Em poucas palavras: como realmente lidar com as práticas escolares.Obra imprescindível para quem se aventura a ensinar.

Hoje no último ano da faculdade a leitura nunca me fez tanto sentindo, uma experiência harmoniosa com lições, reflexões, análises e pensamentos vindos de uma pessoa com vasta experiência quando pensamos em educação e ao ato de ensinar. Adorei cada capítulo dessa leitura, cada história vivida e relatada por Karnal me trouxe um visão mais ampla da profissão e isso foi muito gratificante.


O autor trabalha suas ideais neste livro com ousadia, sinceridade e bom humor, me peguei em diversos momentos rindo sozinha de alguma colocação feita por ele, aquele velho e conhecido humor ácido que Leandro nos proporciona há tantos anos que por trás está uma preciosa lição. Para além de um livro que trata sobre a educação no país o autor quis nos mostrar o verdadeiro lado de ser professor, iniciante ou velho de casa a leitura nos remete ao mais íntimo da profissião e todos os percalços que ela traz consigo. 


Na leitura Karnal nos proprociona algumas lições valiosas que ele enquanto educador aprendeu ao longo dos anos em sala de aula, lições essa que começam pelos erros que Leandro cometeu, ele nos relata de forma detalhada, cativante e estimulante situações vivivdas e o que tirou delas, o que faria diferente e como ele acredita nos dias de hoje ser a melhor atitude frente aquela situação.


Mas o livro não é uma manual de intruções é uma conversa sincera, amigável e realista sobre o que é ser professor, é sobre errar e muito e mesmo assim conseguir aprender com isso, é sobre fracassos, vitorias, experiências nas quais só se vive uma vez, é sobre educar, sobre ser criativo e as vezes apenas entender sobre a criatividade.

A leitura se estende para além das experiências e relatos do autor sobre as coisas que viveu todos esses anos dentro de sala enquanto professor para um capítulo lindo e especialmente escrito por sua irmã, onde fala-se sobre disciplina, sobre sua escolha ainda precoce em ser professora e tantas outras coisas siginifcativas que tomamos como lição para nossa futura profissão, enfim a obra de inúmeras maneiras me marcou enquanto estudante da área, enquanto pessoa, enquanto aluna e principalmente enquanto futura professora. Espero ter chance de ler ourros livros do autor! 

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)