Queria ter lido esse livro logo quando iniciei minha graduação em letras, infelizmente por algum desleixo ele foi ficando na lista de desejos até no final de 2021 onde resolvi me presentear com alguns livros nos quais tinha interesse há batsante tempo.
Sinopse: O professor entra na escola e parece que nasceu para dar aula: sabe como lidar com os alunos, faz camaradagem com os colegas, dialoga com os pais. Nunca comete um deslize, passa muito bem o seu recado e todos o adoram. Será que nasceu sabendo ou foi aprendendo ao longo de alguns sucessos e outros tantos fracassos? Muitos são os livros que trazem teorias sobre a sala de aula, mas faltava um sobre a prática de ensinar. Não falta mais. Nestas “conversas” o leitor não encontrará citações de grandes obras, conhecerá experiências em classe. Tanto as que deram certo como as que fizeram o autor se arrepender depois. Professor com vasta experiência, dono de texto envolvente, Leandro Karnal discute os problemas cotidianos daqueles que lecionam: como dar aula, como corrigir provas, o que é necessário lembrar numa reunião com os pais. Em poucas palavras: como realmente lidar com as práticas escolares.Obra imprescindível para quem se aventura a ensinar.
A leitura se estende para além das experiências e relatos do autor sobre as coisas que viveu todos esses anos dentro de sala enquanto professor para um capítulo lindo e especialmente escrito por sua irmã, onde fala-se sobre disciplina, sobre sua escolha ainda precoce em ser professora e tantas outras coisas siginifcativas que tomamos como lição para nossa futura profissão, enfim a obra de inúmeras maneiras me marcou enquanto estudante da área, enquanto pessoa, enquanto aluna e principalmente enquanto futura professora. Espero ter chance de ler ourros livros do autor!
0 comentários