new videos

[Resenha] O Pianista Da Estação- Jean - Baptiste Andrea @editoravestígio

 Minha última leitura de "O pianista da estação" me trouxe diversos sentimentos, gostei muito do livro, me emocioniei, refleti sobre tudo que o autor abordou em sua história, uma obra linda, comovente e repleta de lições para levarmos durante a vida toda.

Sinopse: Joseph Marty é um senhor de 69 anos que toca Beethoven divinamente em pianos públicos. Um dia ele está numa estação de trem na Europa; outro, em um aeroporto nos Estados Unidos. Joe desperdiça seu talento em meio a viajantes indiferentes, e, enquanto toca, ele também espera. Mas quem, e por quê? Aos 16 anos, após seus pais e sua irmã morrerem tragicamente em um acidente de avião, ele foi enviado a um orfanato religioso nos Montes Pirineus chamado Os Confins. O nome já diz tudo: depois dos Confins, não há mais nada. Lá se acolhem os abandonados, os incapazes. Seus dias são feitos de rotina, tarefas e maus-tratos. Até o encontro improvável com Rose, uma jovem de sua mesma idade. A vida, para Joe, passa então a se resumir a sonhos de fuga. Um premiado e emocionante romance de formação sobre a orfandade, a música, a amizade e o amor. “François Truffaut e Victor Hugo reunidos em uma mesma voz.” — Télérama “Uma viagem entre risadas e lágrimas.” — Le Figaro.

Joseph Marty é um senhor de 69 que toca piano em lugares públicos, aeroportos, estações ou qualquer lugar que possua um piano público para se tocar, Beethoven é sua principal inspiração, e por onde ele toca encanta as pessoas ao seu redor, para além disso causa confusão em grande parte do seu público, que não aceita o fato de um homem tocar tão bem e não se tornar famoso ou se apresentar nos grandes palcos, mas para tudo na vida se tem boas explicações e para isso também existe uma.

"O nome diz tudo, depois de cofins não há mais nada"

Quando era ainda um adoslecente de apenas 15 anos Joseph perdeu seus pais e irmã mais nova em um trágico acidente de avião, naquele momento sua vida mudará completamente, deixando de ser um garoto afortunado para uma condição totalmente diferente, ele tinha se tornado um Orfão. Seu destino foi decidido pelas autoridades de onde vivia, o jovem foi levado então para um lugar chamado Cofins que como o próprio nome diz fica muito distante de tudo que Joseph conhecia. 

Ali em seu novo "lar" ele iria viver coisas inimagináveis para uma garoto de sua idade, mas que infelizmente é  possível de realidade tanto para Marty, tanto para outros jovens que assim como ele de alguma maneira na ficção ou na vida real se tornarão sozinhos no mundo.

Joseph nos conta sua triste e emocionante história por meio de suas memórias, que para seu leitor se tornam cada vez mais vivas e as vezes até palpáveis, presenciamos sua dor, seu sofrimento e sua inocência sendo arrancada dele de uma maneira tão cruel e dura. A leitura nos mostra que a religião pode nos trazer muito benefícios, entretanto assim como na antiguidade ela pode ser usada de formas terríveis e como método para remover a dignidade das pessoas, foi exatamente isso que fizeram com nosso protagonista.

Em um orfanato mantido por grandes doações e administrado por um abade que usufruia da religião e do nome de Deus como método de punição aos jovens internos, Joseph conhece a outra face da vida, aquele solitária, dificil, mas que ao mesmo tempo lhe ensina valores e a como lidar com situações tão complexas. Ali em cofins o jovem irá enfrentar muitas dificuldades, mas por meio delas se tornará mais forte, um vencendor sem dúvida, fará amigos e talvez até um família.

"Você também se perguntará o que as pessoas que ergueram aqueles muros tinham a expiar. Ninguém constrói nada tão sombrio, tão duro, sem um bom motivo".

A escrita de Jean é fluída e encata quem lê sua história, emociona o leitor e o conecta com o protagonista de maneira pura, acompanhamos as falhas dele enquanto jovem, os aprendizados e desenvolvimento do menino orfão que nutre uma paixão pela música que nos sensibiliza, nos cativa, paixão essa que está ligada a sua necessidade de sobrevivência, ali no orfanato Joseph se agarra aos últimos resquícios da vida que tinha, uma vida boa, afortunada, rica e repleta de coisas que ele passou a valorizar mais depois que as perdeu.


Um livro delicado foi o que autor nos proporcionou, uma história marcante que aborda tantas outras histórias e temáticas significativas, mas que talvez por falta de tempo ou espaço não puderam ser aprofundadas na leitura. "O pianista da estação" não é um livro somente sobre piano e música, está para além disso, usando esse tema para nos proprociona uma reflexão profunda sobre tudo que Joseph vive, suas atitudes, seu comportamento e a forma como lida com suas dores, uma leitura maginifica e muito interessante. Por fim recomendo a todos que querem uma boa história, que gostam de se emocionar e acompanhar o desenvolvimento dos perosnagens.

Espero que tenham gostado!

Xoxo :)

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)