new videos

[Resenha] Mulheres Sem Nome - Martha Hall Kelly

  Em minha última leitura encontrei três histórias distintas de mulheres com trajetórias dificieis, que ao mesmo tempo nos ensinam tanto, por meio dessas personagens somos introduzidos a suas experiências de vida em um período extremamente duro, onde é possível enxergamos questões sociais muito inquietantes.


Sinopse:A socialite nova-iorquina Caroline Ferriday está sobrecarregada de trabalho no Consulado da França, em função da iminência da guerra. O ano é 1939 e o Exército de Hitler acaba de invadir a Polônia, onde Kasia Kuzmerick vai deixando para trás a tranquilidade da infância conforme se envolve cada vez mais com o movimento de resistência de seu país. Distante das duas, a ambiciosa Herta Oberheuser tem a oportunidade de se libertar de uma vida desoladora e abraçar o sonho de se tornar médica cirurgiã, a serviço da Alemanha. Três mulheres cujas trajetórias se cruzam quando o impensável acontece: Kasia é capturada e levada para o campo de concentração feminino de Ravensbrück, onde Herta agora exerce sua controversa medicina. Uma história que atravessa continentes — dos Estados Unidos à França, da Alemanha à Polônia — enquanto Caroline e Kasia persistem no sonho de tornar o mundo um lugar melhor. Costurado por fatos históricos e personagens femininas poderosas, Mulheres Sem Nome é um romance extraordinário sobre a luta anônima por amor e liberdade. Um livro inspirador, que encanta e comove até a última página

 


Mulheres Sem Nome tem como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial, temática que sempre me atrai muito nas leituras, no livro conhecemos Caroline, Kasia e Herta, mulheres que trarão suas histórias e vivências durante um período cruel, duro e sofrido, a Guerra separou milhoões de pessoas, porém uniu outras tantas.


Por meio da visão das personagens centrais dessa história somos introduzidos em suas vidas, rotinas, experiências e dado momento tudo isso acaba se cruzando na leitura. As personagens trazem seu ponto de vista de maneira intercalada e por meio deles conhecemos mais de tudo que estão passando após as inavsões de Hitler, e tudo que ocorreu após isso, aqui temos contato com relatos sobre o que foi feito aos Judeus e como foi feito, um momento da leitura que se torna bem delicado para o leitor.


Percebemos por meio da história de "Mulheres sem nome" três lados específicos da Segunda Guerra, todos eles emocionantes e repletos de lições e reflexões sobre a humanidade, sobre liberdade e para além disso , re sobreviver!


A autora entregou um história particular para cada uma de suas personagens, o que ela possuem em comum a guerra, mas de maneira singular cada uma tem sua vida particular, suas lutas e vivências individuais e isso deixa a leitura ainda mais significativa, além disso Caroline, Kasia e Herta possuem visões especificas sobre a guerra, sobre tudo que estava acontecendo e é nesse momento que o leitor se vê refletindo sobre seus próprios principios e suas atitudes.


A escrita inicialmente tornou a experiência de leitura mais vagarosa, entretanto aos poucos vamos nos apegando a história e querendo saber mais sobre como essas mulheres irão interagir no livro, o trabalho de Martha foi emocionante, marcante e significativo em diversos aspectos, espero que possam ler e conhecer melhor essa história!

Espero que tenham gostado!

XOXO :)

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)