new videos

[Resenha] Talvez Você Deva Conversar Com Alguém - Lori Gottlieb @vestígio

Desde o lançamento tive muita curiosidade por essa leitura, achei a proposta inicialmente maravilhosa e fiquei curiosa  com o que foi preparado nesse livro, acredito que porque me interesso pela psicologia de forma geral e sobre nossa evolução enquanto seres humanos. Enfim tive minha chance, graças a nova parceiria de 2022 com a editora vestígio, que inclusive foi uma surpresa incrível para mim esse ano!

Sinopse: De modo geral, buscamos a ajuda de um terapeuta para melhor compreender as angústias, os medos, a culpa ou quaisquer outros sentimentos que nos causam desconforto e sofrimento. Mas quantos de nós já paramos para perguntar: o terapeuta está imune à gama de questões que ele auxilia seus pacientes a dirimir e superar, dia após dia? A autora best-seller e terapeuta Lori Gottlieb nos mostra que a resposta a essa pergunta traz revelações surpreendentes. Quando ela se vê emocionalmente incapaz de gerenciar uma situação que perturba sua vida, uma amiga lhe faz uma sugestão: talvez você deva conversar com alguém. Combinando histórias reunidas a partir de sua rica trajetória como terapeuta (distribuídas entre quatro personagens inesquecíveis) à sua própria experiência como paciente, Lori nos oferece um relato afetuoso,leve e comovente sobre a universalidade de nossas perguntas e ansiedades, e joga luz sobre o que há de mais misterioso em nós, afirmando nossa capacidade de mudar nossas vidas. Uma jornada emocionante de autodescoberta, uma homenagem à natureza humana e um lembrete sobre a importância de sermos ouvidos, mas também de sabermos ouvir. Um livro sobre a importância dos encontros, dos afetos e da coragem de todos os que partimos para a aventura do autoconhecimento dos afetos e da coragem de todos.

"Talvez você deva conversar com alguém"
é um livro para muito além da terapia tradicional que estamos acostumados a ver, um livro muito maior do que uma simples ajuda ou auto ajuda. A autora aqui trabalhou casos e questões essenciais presente na vida de todos nós enquanto seres vivos, achei extraordinário a abordagem realizada por Lori, com uma escrita impecável ela conseguiu nos transmitir mensagens muito significativas e lições valiosas.


Por meio de perosnagens quase que ficticios tive a ligeria sensação de estar lendo um romance, que aos poucos vai se desenvolvendo por meio de sessões de terapia descritas de maneira instigante e cativante pela autora. A autora utilizou casos reais protegendo os nomes de seus paciente e a integridade deles e através dessa perspectiva somos colocado diante de suas histórias.


Equanto leitores é inevitável que em algum momento você se identifique com alguns dos relatos presentes na leitura ou até mesmo com a descritiva da própria autora, a leitura conversa diretamente com o leitor deixando a sensação de que ele faz parte daquelas seções, ou seja, é como se você estivesse assistindo tudo aquilo acontecer de perto, uma das coisas que mais gostei nessa experiência literária.


Confesso a vocês que não costumo ler livros do gênero e que não tenho predileção para autoajuda, entretanto esse foi um daqueles casos de leitura surpreendente que me envolveu completamente e me ensinou muito durante todo o percurso de leitura. A escrita da autora é simples, fluída e nos prende facilmente, adorei conhecer seu trabalho e ficaria muito feliz em ler outras coisas dela.

Por fim, recomendo a leitura a todos que buscam uma proposta diferenciada de leitura e que traga significados valiosos para você enquanto leitor ou leitora.

Xoxo :)


Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)