new videos

[Resenha] O Infinito Em Um Junco- Irene Vallejo @intrínseca

 Preciso começar esse texto dizendo que o que você irá encontrar nessa obra está muito além do que você imagina lendo o título do livro, "O infinito em um junco" é uma leitura tão extraordinária que sua mente fará longas viagens a diversos lugares do mundo e o mais interessante a bibliotecas atuais e antigas, além disso você será apresentado a uma jornada incrível do surgimento do livro esse adjvento magnífico. Dito isso, bora conhecer mais dessa obra?

Sinopse: Fenômeno editorial espanhol traduzido para mais de 30 idiomas, ensaio sobre a história do livro vem conquistando prêmios e leitores. Um livro sobre a evolução dos livros, um passeio pela trajetória desse artefato fascinante que inventamos para que as palavras pudessem ser transportadas pelo espaço e pelo tempo: O infinito em um junco conta a história desse objeto desde sua criação, milênios atrás, passando por todos os modelos e formatos que testamos ao longo da jornada humana. A obra de Irene Vallejo é também sobre viagens e diferentes lugares. Uma rota com paradas nos campos de batalha de Alexandre, o Grande, e na Vila dos Papiros sepultada pelas lavas do Vesúvio, nos palácios de Cleópatra e na cena do crime de Hipátia, nas primeiras livrarias e nas oficinas de cópia manuscrita, nas fogueiras em que eram queimados códices proibidos, no gulag, na Biblioteca de Sarajevo e no labirinto subterrâneo de Oxford no ano 2000. Um fio que une os clássicos ao mundo contemporâneo, conectando-os aos debates atuais: Aristófanes e os processos judiciais contra os humoristas, Safo e a voz literária das mulheres, Tito Lívio e o fenômeno dos fãs, Sêneca e a pós-verdade. Acima de tudo, esta é uma fabulosa aventura coletiva protagonizada por milhares de pessoas que, ao longo do tempo, protegeram e tornaram o livro possível: contadores de histórias, escribas, iluminadores, tradutores, vendedores ambulantes, professores, sábios, espiões, rebeldes, freiras, aventureiros; leitores de todos os cantos, nas capitais onde se concentra o poder e nas regiões mais remotas, onde o conhecimento se refugia em tempos de caos. Pessoas comuns cujos nomes muitas vezes são apagados da história; gente que salva essas fontes de memória, os verdadeiros protagonistas desta obra.

"O Infinito em um junco" é uma leitura técnica na qual somos transportados para outros lugares e tempos no mundo, alguns desses lugares como a Grécia antiga, Egito, Roma. A leitura é uma verdadeira viagem pela história da formação do livros, da leitura e também da construção das primeiras e mais marcantes bibliotecas. Por meio do livro somos apresentado a contextos históricos como o da Alexandria, a autora trabalha em sua obra muito rica por sinal em histórias de conquistas, como por exemplo dos exércitos de Alexandre, seus sucessores e seguidores.

"A invenção dos livros no mundo antigo"

Ainda sobre isso, o livro aborda as questões de governo daquele período, como funcionava o mercado, como era o processo de aquisição, principlamente dos livros, as conquistas e estratégia de Alexandre são muito exploradas logo no início da leitura, isso a torna interessante fazendo com que o leitor fique cada vez mais curioso por conhecimento a respeito desse tema.

O livro propõem ainda uma vasta gama de informações sobre o surgimento do livro que é o tema principal da obra, mas não só isso, somos apresentados aos processo de fabricação do papel no mundo antigo, o quanto era valioso a produção do papel e como era feito naquele período, além de todo contexto histórico também tomamos conhecimento de algo intrinsicamente relacionado ao livro, ao papel etc. A escrita e como ela se dava nesse primeiro momento em nosso mundo era algo incrível, o trabalho dos escribas e como eles o fazia foi colocado na leitura e cativou em cada linha escrita por Irene, cada história vai aos poucos nos mostrando o tamanho do conhecimento da autora e quanto sua obra é valiosa.

Para além da batalhas de Alexandre o infinito em junco é uma leitura densa, com muitas páginas, que exigirá sua atenção e dedicação, mas que valerá cada minuto disso eu não tenho dúvidas. Um aobra na qual você deve ler com calma do começo ao fim e manter em sua estante para consulta e estudo. Uma leitura encatandora sem dúvida que marca seu leitor e o faz relembrar e reviver o que foi lido por muito tempo.

"Aquele que rouba ou pede um livro emprestado e não devolve ao dono, que sua mão se transmute em serpente e o dilacere. Que fique paralisado e todos os seus membros sejam condenados. Que desfaleça de dor, implorando misericórdia aos berros, e que nada alivie seus sofrimentos até perecer."

O livro é uma ótima dica para quem estuda literatura, de uma maneira única a autora nos traz informações e conhecimento que são valiosos e contribuiram demais com seus estudos, no meu caso curasando letras e lendo a obra foi extremamente enriquecedor nesse processo de formação. Outra cacterística marcante que não poderia deixar de citar nesse texto é sobre o relato da bibliotecas, um mistério empregado na palavras de Vallejo me fazia sentir estar lá de alguma forma espiando as pessoas em seus momentos de leitura em bibliotecas incríveis espalhadas pelo mundo, lugares que sem dúvida eu gostaria muito de conhecer!

Como mencionei anteriormente é claro para o leitor o quanto a autora estudou  e adquiriu conhecimento para nos passar por meio de seu livro que é encantador, sua escrita é fluída cativa, ensina e informa tudo que eu poderia buscar em um livro. Por fim recomendo muito a leitura do Infinito em um junco a todos que desejam obter mais conehcimento sobre a invenção dos livros sua origem e tudo que o cerca.

Espero que tenham gostado da resenha! :)

Xoxo


Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)