new videos

[Resenha] A Pintora De Henna- Alka Joshi @veruseditora

Falar sobre leituras tão significativas sempre foi uma tarefa dificil para mim, porque preciso encontrar palavras que expressem da forma correta o que senti lendo determinada história, essa experiência foi tão incrível que demorei um pouco para conseguir expressar o quanto "A pintora de henna" mexeu comigo enquanto leitora, a príncipio preciso adiantar que você encontrará uma história repleta de fatos culturais, cenários de outro país, crenças e príncipios totalmente diferentes do seus e isso é o que torna a obra tão especial, espero que gostem da resenha!


Sinopse: Um retrato vívido e irresistível da luta de uma mulher em busca de realização pessoal e profissional, em uma sociedade que oscila entre a tradição e a modernidade. A pintora de henna abre ao leitor a porta para um mundo ― a Índia pós-independência ― que é ao mesmo tempo exuberante e encantador, duro e cruel. Fugindo de um casamento abusivo, Lakshmi, de dezessete anos, acaba indo parar na vibrante Cidade Rosa de Jaipur, nos anos 50. Ali, ela se torna a artista de henna ― e confidente ― mais requisitada pelas mulheres da alta sociedade indiana. Mas, guardando os segredos dos ricos, ela jamais pode revelar os seus próprios... Conhecida por seus desenhos maravilhosamente intrincados e pelos conselhos sábios, Lakshmi deve agir com discrição e cuidado para evitar as fofocas invejosas que poderiam destruir sua reputação e acabar com seu sustento. Enquanto persegue o sonho de ser independente, ela é surpreendida por seu marido, que a localizou depois de muitos anos e ainda trouxe uma jovem espirituosa a tiracolo ― uma irmã que Lakshmi nunca soube que tinha. De repente, a vida que ela criou para si com tanto cuidado é ameaçada. Lakshmi está determinada a seguir em frente e conquistar tudo o que deseja, mas o passado pode se colocar em seu caminho. Com personagens vibrantes, cenários suntuosos e prosa envolvente, A pintora de henna é uma leitura inesquecível.

Lakshmi é uma mulher forte, batalhadora que trabalha e se esfroça todos os dias para conquistar seus sonhos e objetivos, sendo indiana ela vive em uma cultura enraizada com fortes fundamentos dos quais o papel da mulher é bem determinado dentro de sua sociedade, quando uma mulher como ela faz algo fora do contexto aceitável em seu meio as coisas começam a seguir por caminhos difíceis e complexos.


Quando era mais jovem 
Lakshmi foi obrigada a se casar com Hari, um homem que ela aprendeu a temer e de tanto sofrer ao seu lado pelo mal que ele lhe causava, sua decisão foi ainda mais forte quando fugiu, após sua fuga Lakshmi  deixou seu pai e sua mãe na aldeia onde vivia, como sua família seguia os fortes costumes locais acabou sofrendo pela "vergonha" de ter uma filha que fugiu do marido. O que precisamos compreender é que na realidade de nossa protagonista a mulher não tinha escolha a não ser aceitar seu destino que era decidido pelos pais, Lakshmi sabia o motivo pelo qual a mãe e o pai lhe obrigaram a casar, eles não tinham como sustentar três pessoas na atual situação em que estavam o casamento era a melhor saida e é assim na grande maioria dos casos.


Após sua fuga 
Lakshmi construiu uma vida diferente indo contra todas as probabilidades ela encontrou em sua arte uma forma de se sustentar e construir sua própria casa, um sonho do qual ela carregava desde que chegou em sua nova cidade. Lakshmi acreditava que se pudesse terminar sua casa própria com o esforço de seu trabalho finalmente ela poderia trazer seus pais e mostrar a eles tudo que ela consquistou, poderia dar dignidade para sua família e viver em paz, entretanto a vida tinha outros planos, a descoberta de uma irmã da qual ela não sabia ter, o falecimento de seu pai e depois o de sua mãe e pior a chegada dessa nova irmã em sua casa junto de seu marido, do qual ela ainda não tinha conseguido o divórcio.


Os planos da nossa oprotagonista sairam dos trilhos e todas essas situações novas farão com que ela redirecione seus caminhos, muitos obstáculos irão surgir até que 
Lakshmi consiga contornar todas as adversidades da vida como uma mulher cercada de preconceitos, dúvidas e supertições e nós acompanhamos sua trajetória torcendo a todo momento para que ela consiga sair de tudo inteira!

A Pintora De Henna é uma relato cativante da luta de uma mulher por sua liberdade, sua independência e seus direitos enquanto ser humano, acompanhar Laksmi foi algo extraordinário, por meio de suas experiências somos levados a reflexão do quanto a mulher pode e deve lutar pelo que acredita, a história nos traz de maneira sensível assuntos extremamente significativos, como abuso, agressão, o aborto entre tantas outras questões emocionais importantes.




A escrita da autora é fluída sua história envolve o leitor em uma teia de acontecimentos que fica impossível não querer saber o desfecho dessa história, uma leitura emocionante repleta de aprendizados, reflexão e conhecimentos, uma leitura que nos remete a cultura e a forma como as mulheres são tratadas em outros lugares do mundo, algo que tornou a experiência de conhecer o livro ainda melhor. Tive a oportunidade de conhecer, analisar e refletir sobre diversas questões sociais importantes, para além de um romance a pintora de henna, ensina, emociona e cativa nos fazendo torcer pelos perosnagens e por falar nisso.


Os personagens dessa obra foram tão bem construídos que me apaixonei por Malik um jovem educado e cheio de carisma, Radha com todo seu ar de adoslescente comentendo erros de adulto, me surpreendeu no final da leitura de uma maneira absurda, fiquei extremamente comovida com tudo que ela viveu, infelizmente para Hari não posso aceitá-lo tão facilemente, acredito na sua possibilidade de mudança como um homem, mas como agressor ele ainda está marcado em minha mente. Por fim Laksmi essa mulher destemida que tentava agir com principios e respeito para com todos ao seu redor e que aprendeu a não se diminuir mesmo que isso custasse tudo que havia conquistado, como não se inspirar nela, uma personagem marcante sem sombra de dúvida.

Para fianalizar, adorei conhecer o trabalho de Alka Joshi, quero ter a chance de ler outras obras publicadas por ela e que venham logo por favor! Recomendo a leitura de a pintora de henna para todos que buscam uma boa história, uma leitura sobre lutas, conquistas, recomeços, sobre perdão e acima de tudo sobre amor.

Espero que tenham gostado!
Xoxo :)

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)