new videos

[Resenha] A Sociedade De Atlas- Olivie Blake - @intrínseca

 Minhas experiências literárias tem sido bem diferenciadas por aqui, em "A sociedade de atlas" encontramos uma história dark e envolvente juvenil e muito instigante, comecei a leitura sem muitas expectativas, preferi não ver opiniões na internet para não pegar nenhum spoiler ou influência, mas sabia que a história de Olivie estava bombada nas redes, por fim tive uma boa experiência de leitura e acredito ser um livro bastante interessante para o público ao qual é destinado.

Cuidado com o homem que o enfrenta desarmado.
Se no olhar dele você não é o alvo, esteja certo de que é a arma

Sinopse: Conhecimento é carnificina. É isso que vão descobrir os mágicos selecionados para a iniciação na Sociedade Alexandrina, instituição secreta que abriga os guardiões do conhecimento perdido das grandes civilizações da Antiguidade. Aqueles que conquistam um lugar entre os Alexandrinos se tornam símbolos de riqueza, poder e prestígio. A cada década, são convocados apenas os seis mágicos mais talentosos e excepcionais do mundo. Dessa vez, são: Libby Rhodes e Nico de Varona, que conseguem controlar todos os elementos da fisicalidade; Reina Mori, naturalista capaz de intuir a linguagem da vida; Parisa Kamali, telepata que navega pelas entranhas do subconsciente; Callum Nova, empata que manipula os desejos e vontades das pessoas; e Tristan Caine, que possui a rara habilidade de ver através das ilusões e criar uma nova estrutura da realidade. Recrutados pelo misterioso Atlas Blakely, os seis terão um ano para provar a serventia de seus poderes à Sociedade e precisarão trabalhar juntos para decifrar enigmas envolvendo tempo e espaço, acaso e destino, vida e morte. Mas apenas cinco poderão concluir a iniciação. Conforme são desafiados por missões cada vez mais sombrias, os mágicos vão descobrir que conhecimento é poder e que o poder é viciante e perigoso, principalmente ao cair nas mãos erradas. Primeiro volume da fenomenal trilogia de Olivie Blake, A sociedade de Atlas constrói uma trama complexa e envolvente em que magia, poder e intriga são as armas de um jogo incendiário do qual só se pode escapar apostando todas as fichas. Best-seller do New York Times, o livro se tornou um fenômeno no TikTok, com mais de 10 milhões de menções na plataforma, e teve os direitos de adaptação adquiridos pela Amazon Studios.

Há cada dez anos seis jovens são selecionados para competir entre si, esses jovens são seres mágicos e a competição é para permanecerem na sociedade de Alexandrina, essa que por sua vez guarda um conhecimento das grandes civilizações da antiguidade. Dos seis jovens apenas cinco irão permancer. È nessa proposta que a leitura se firma e por meio dessa perspectiva que o leitor é direcionado ao longo da história.

Os competidores que acompanhamos são Libby, Nico, Reina, Parisa, Callum e Tristan, todos possuem dons e habilidades específicas que somos apresentados ao longo da experiência de leitura, todos jovens possuem características especificas e singulares em relação a magia e habilidades, vamos aos poucos de maneira bem vagarosa conhecendo melhor cada um deles.

A autora criou um mundo complexo e intrigante para o leitor, mas sua narrativa não foi fluída o sulficiente para mim enquanto leitora infelizmente achei o livro lento em alguns momentos bem parado, dito isso preciso refletir aqui sobre os personagens, não consegui me identificar com nenhum deles, suas caracteríticas não em agradaram e isso dificultou meu processo de leitura, quando mencionei no inicio dessa resenha sobre um público direcionado quis dizer que ao ler "A sociedade secreta" notei que minha dificuldade de entrosamento com a obra foi justamente pelo direcionamento juvenil da história de Olivie que centrou sua história para um público mais novo.

Talvez dai minha dificuldade em interação com a leitura, dito isso minha experiência não foi de um todo ruim, só não foi como esperava, a leitura nos prende em alguns momentos e essa atmosfera sombria e misteriosa em volta do perosangens também nos cativa, a competição em si já um fator que aguça o olhar do leitor então nesses pontos a leitura rendeu bastante.

A autora trabalha de forma bastante descritiva o que nos faz sentir parte daquele contexto e ambiente criado por ela, outro ponto interessante na leitura. O livro é uma boa pedida para quem curte a vibe Dark Academia, mas como mencionei talvez não seja para todas as idades. Como livro se torna mais lento o processo de leitura acaba se tornando mais massante, em alguns momentos precisei me concentrar em outras leituras e retomá-la mais tarde. Quero deixar registrado que a obra não é ruim, talvez só não funcione comigo nesse momento da minha vida.

Outro fato determinante nessa leitura são os gatilhos, logo no inicio da leitura somos alertados sobre eles, então tenha em mente que muito do que você ler pode se tornar um fator de sentimentos por vários dias, por fim é importante observar que mesmo que minha experiência não tenha sido como imaginei, acredito que a leitura está destinada ao seu público certo e que agradará de formas mais especificas esse público.

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)