new videos

[Resenha] Quando as mulheres governavam o mundo- Maureen Quilligan @vestígio

 Minha última leitura foi uma viagem histórica repleta de contextos políticos, culturais, sociais e muito curiosos, uma experiência muito relevante principalmente para os que apreciam literatura histórica e desejam saber o papel da mulher naquele período tão marcante. "Quando as mulheres governavam o mundo" é uma obra rica e completa.


Sinopse: Nesta revolucionária revisão da história, Maureen Quilligan, uma das maiores especialistas sobre o Renascimento, mostra como quatro poderosas mulheres redefiniram a cultura da monarquia europeia no glorioso século XVI – um período de crônica instabilidade, com instituições de tradicional autoridade sendo desafiadas e guerras religiosas que pareciam não ter fim. Houve também o testemunho do nascimento marcante de uma cultura pacifista, cultivada por um grupo de extraordinárias mulheres governantes – Mary Tudor, Elizabeth I, Catarina de Médici e Mary da Escócia –, cujas vidas estiveram interligadas não apenas por ascendentes comuns e casamentos, mas também por um reconhecimento mútuo de que, a partir de suas posições de destaque, elas precisavam se unir, enquanto mulheres, para combater forças que desejavam destruí-las e que ameaçavam a própria estrutura monárquica. Com uma crônica vibrante e uma criatividade artística, esta obra bem ilustrada oferece uma nova perspectiva sobre o século XVI e, acima de tudo, uma visão inédita de mulheres que, com grande engenhosidade política, semearam uma cultura da paz. “Este livro é mais que uma biografia, é um guia de sobrevivência para a mulher moderna. Quando você descobrir o que essas rainhas passaram para permanecer no poder, você nunca mais duvidará de que as mulheres podem alcançar qualquer coisa. Maureen Quilligan prova que, por trás de cada grande mulher, tem muito de sua própria persistência.”

Maureen Quilligan nos proporciona uma viagem por um estudo e revisão de décadas que ela mesma realizou, em sua obra é perceptivel para o leitor os estudos aprofundados sobre todo o contexto histórico e fatos mais importantes escolhidos a dedo pela autora para nos proporcionar um conheicmento rico sobre essas quatro mulheres que governaram e fizeram parte da criação da renascença na europa.

"Criando a RENASCENÇA na Europa"

"Quando as mulheres governavam o mundo" é uma obra histórica centrata no quarteto de rainhas renascentistas que para além de suas vidas sobrecarregadas se entrelaçaram em diversos momenttos. Esses vínculo muitas vezes de sangue ou de casamentos fizeram delas as grandes rainhas governantes de seu tempo marcadas por toda sua história.


A leitura nos proporciona conhecer o mais íntimo das vidas de Mary Tudor, Elisabeth, Mary Stuart e Catarina de Médicis. Quatro mulheres poderosas, fortes e influentes que nos mostraram um lado escondido do governos dominados pelo reino masculino, essas que por suaq vez se recusaram a ceder serem manipuladas ee controladas pelos homens que as cercavam, mas que muitas vezes por falta de oportunidade ou instinto de sobrevivência de certo modo precisaram curvar-se a regras sociais e políticas absurdas.


Mesmo assim essas governantes quebram barreiras, lutaram por seus ideais e mesmo que de certo modo tivessem que agir contra seus príncipios fizeram de tudo para se manter leais a quem elas eram em primeiro lugar Mulheres, Rainhas! reconhecendo assim a necessidade de união feminina para alcançarem resultados melhores ou menos desatrosos como decapitações e traições em seu próprio meio.


Por meio da leitura nos damos conta de como funcionava o sistema político da época e o de sucesão nos tronos, era algo muito relacionado a estratégia do que de governança em si, a maior preocupação dos monarcas era manterem a linhagem, como maior exemplo disso a autora revisa a história de Henrique VIII que foi contra tudo e todos em sua missão de conseguir um sucessor homem, falhando miseravelmente e deixando um trono repleto de intriga, traição e dificudlade para uma filha que ele determinou como bastarda, sujando sua imagem para uma vida toda. Vida esta que Mary lutou com unhas e dentes para fazer valer a pena, mostrando aos seus duditos que merecia estar no trono, liderou com visão e deixou um legado incrível.


O livro aborda todo esse contexto de reinado, sucessão, traição, primogenitos, guerras, mas acima de tudo a luta da mulher enquanto lider de um povo, a luta feminina contra o patriarcado, contra desigualdade e busca pelo respeito e justiça na qual elas mereciam enquanto lideres. A escrita da autora é rica de conhecimento cientifico, histórico e do passado vivido naquele período, seus estudos biográficos são relatados com maestria em sua obra, acredito ser uma leitura de grande signifciado que irá fisgar seu leitor para um período totalmente diferente dos atuais, porém que traz fortes ligações com este.

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)