new videos

[Resenha] Terapia Zen Dr. Mark Epstein @vestígio

 Quando recebi meu exemplar de Terapia Zen a primeira coisa que pensei foi, vou aprender mais sobre psicologia com esse livro, mas a leitura foi para muito além disso, em um misto de meditação e terapia propriamente dita o autor aborda questões incríveis que nos colocam em um momento signifcativo de reflexão.

Sinopse: Em um mergulho notável nas bases do relacionamento terapêutico, o renomado psiquiatra Mark Epstein reflete sobre um ano de sessões de terapia com seus pacientes para observar como sua formação em psicoterapia ocidental e suas décadas de estudo sobre o budismo podem, em conjunto, trazer mais conscientização e gentileza – para seus pacientes e para ele mesmo. Durante anos, o psiquiatra e escritor best-seller Mark Epstein manteve suas crenças no budismo separadas de seu trabalho em consultório. Contentava-se em praticar a meditação mindfulness sozinho ou em alguns retiros, e confiava que a influência budista na própria vida deveria permanecer invisível aos olhos de seus pacientes. Mas à medida que ele passou a compartilhar suas inclinações espirituais durante as sessões, ficou surpreso ao perceber que muitas pessoas estavam ansiosas para aprender mais sobre meditação e budismo. A separação entre o psicológico, o emocional e o espiritual não era tão distinta quanto se poderia pensar. Em Terapia zen, Mark Epstein mostra de que maneira, no decorrer de um ano, sua formação budista influenciou como conversou e cuidou de seus pacientes. Entre uma sessão e outra, ele percebeu que tanto a meditação quanto a psicoterapia favorecem nossa disposição para enfrentar as dificuldades da vida com uma coragem e um equilíbrio que podem ser difíceis de obter. Neste recorte da vida em seu consultório, o autor mostra que a terapia, uma ferramenta da medicina ocidental, pode de fato ser considerada uma meditação em dupla. A atenção plena, assim como um bom terapeuta, pode ancorar nossa consciência, mostrar o caminho para nossos sentimentos e nos ajudar a encontrar a paz interior. Ao longo de um relato profundamente pessoal que une a sabedoria de dois mundos, Mark Epstein trata a relação terapêutica como amizade espiritual e revela como um terapeuta pode ajudar os pacientes a cultivar a sensação de que na vida de todos nós sempre há algo com que se maravilhar e no que confiar, não importa o quanto estejamos frágeis ou estressados. Quando percebemos o quanto interpretamos mal a nós mesmos, quando paramos de nos apegar a uma autoimagem falsamente construída, quando entramos em contato com o âmago do ser, aí sim, podemos relaxar.

O intuito da leitura é fazer com que possamos entrar em contato com nosso eu interior, isso mesmo, uma leitura individual que nos permite uma conexão com quem somos ou gostariamos de ser, por meio da leitura vamos ter conhecimento sobre budismo, psicoterapia e a própria psicologia como uma maneira de cura interior.

O autor trabalha com relatos sobre casos em que usou o busdismo e técnicas especificas nas quais se especializou para tratar de seus pacientes e por meio desses relatos e ensinamentos somos levados a uma leitura rica, repleta de conhecimento e curiosidades sobre a mente. Mark ainda irá ressaltar por meio da sua escrita a importância e signifcado da meditação, ele nos apresenta técnicas para esse processo. 

Terapia Zen é um livro sobre descobertas, sobre conhecimento de quem somos e como esse conhecimento pode nos ajudar a curar uma ferida interna, é um livro que busca trazer sentido na vida e em estar vivo de forma plena e saudavél!

Por fim a leitura flui de forma muito natural e instigante, foi uma experiência muito positiva e diferente do que estou acostumada enquanto leitora, saliento que foi um livro muito significativo e que adorei conhecer, espero que vocês tenham gostado!

Xoxo


Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)