new videos

[Resenha] Piranesi - Susanna Clarke @morrobranco

Confesso precisei de mais tempo do que imaginei para assimiliar o último livro lido por aqui, pois em Piranesi encontramos uma linda história, intensa, detalhista, repleta de significados em que o leitor se vê refletindo muitas vezes se colocando no lugar do protagonista, uma obra muito significativa que irá despertar sua imaginação, sua fé e sua razão
Sinopse: Em uma realidade onírica, magia e razão estão intrinsicamente ligadas nesta obra que se entranha por tênues labirintos místicos e extraordinários. Piranesi vive na Casa. Talvez, sempre tenha vivido. Em seus diários, dia após dia, ele registra de maneira clara e cuidadosa todas as maravilhas que encontra: o labirinto de salões, as milhares de estátuas, as marés que invadem as escadarias, as nuvens que se movem em uma procissão lenta pelos cômodos de cima. Habitualmente, encontra-se com o Outro, sua única companhia e com quem divide as pesquisas e explorações. Às vezes, Piranesi também leva oferendas aos mortos, mas, na maior parte do tempo, está só.De repente, mensagens começam a surgir no chão, rabiscadas a giz. Há alguém novo na Casa. Mas quem é essa pessoa e o que ela quer? É  amigável ou traz consigo destruição e loucura, como diz o Outro? Textos perdidos têm de ser encontrados. Segredos esquecidos precisam ser revelados. O mundo que Piranesi pensava conhecer está se tornando obscuro e perigoso. A Beleza da Casa é imensurável; sua Bondade, infinita.

Piranesi é nosso protagonista ele vive na casa, dedica seus dias e valioso tempo enquanto estudioso para conferir a rotina da marés, as caracteristicas mais inusitadas dos salões, os detalhes mais reconfortantes das estátuas, ali na casa ele foi acolhido, ela lhe dá tudo que precisa, mas esconde seus periogos e Piranesi sabe disso.


É um lar calmo, quando o mar não inunda seus salões é claro, dali Piranesi tira seus sustento como os peixes em abundância que ele aprendeu a pescar com o passar do tempo vivendo naquele lugar. Piranesi tem um estilo próprio, esse que por sua vez se deu pelos apetrechos que a própria casa lhe ofereceu, conchinhas e espinhas de peixe enfeitam-lhe o cabelo. 


Na casa vive ele e o Outro, o que sabemos é que o Outro é tão inteligente e estudioso quanto Piranesi, mas ele não enfrenta as marés e não enxerga as bençãos que a casa lhe oferece, o obejtivo de vida do Outro é encontrar um tipo de conhecimento raro e poderoso, Piranesi sabe a importância desse conhecimento, mas desconfia que ele não exista de fato. Piranesi ajuda o outro na busca de seus objetivos ele vê o Outro com muito respeito e nutre um carinho de amizade profunda por ele. Fora o Outro Piranesi está sozinho na casa. Isso se não contarmos os esqueletos dos salões é claro.


Piranesi possui uma rotina muito valiosa para ele, passa maior parte do seu tempo estudando as marés, secando algas para usar como combustível no inverno, pescando e catalogando, cuida dos mortos dos salões sempre muito respeitoso, aquele lugar se tornou seu mundo inteiro, seu lar, onde ele encontra conforto e paz, certo? Por isso ele precisa ser grato e zelar por toda a casa.

"A beleza da casa é imensurável, sua bondade, infinita"

Em um dado momento algo muda na rotina de Piranesi, mensagens começam a aparecer rabiscadas no chão, o Outro o alerta de um possível inimigo e isso o deixa pensativo sobre tudo, o que Piranesi não sabe é que tudo em que acreditou até agora pode vir a ruir com revelações prestes a vir a tona, nosso protagonista não entende, mas será surpreendido por verdades insdescritíveis.

Piranesi é uma leitura muito envolvente, no momento em que você a começa não pode mais parar, simplesmente se deixa levar pela curiosidade de saber o próximo capítulo, o desfecho, os segredos, o mistério nessa história irá captar sua atenção de uma maneira incrível. 


Uma escrita fluída é o que encontramos na obra, mas para além disso uma mistura de realidade, magia, razão e um suspense compõem essa experiência literária que se tornou tão significativa, descrever Piranesi é difícil, pois o livro aborda muitos pontos significativos, o despertar para nossa razão interior, traição, mentiras, o desejo pelo poder, a maneira como enxergamos nossos inimigos, a generosidade, a gratidão e a fé. Estes são alguns dos assuntos levantados nessa história então fica fácil entender como é  dificíl aborda-lá.

Uma das características mais marcantes dessa leitura foi como autora consegue trabalhar nossa imaginação, fica quase palpavél para o leitor como os salões se formam, seus detalhes e tudo mais, a escrita de Clarke é tão magnífica que você consegue ver com clareza suas descrições. Por fim recomendo a todos que buscam uma leitura peculiar e única.

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)