new videos

[Resenha] Salmo Para Um Robô Peregrino- Becky Chambers - @editoramorrobranco

 Ler esse livro foi sem dúvida um experiência de aconchego, esperança e boas reflexões, em Salmo Para Um Robô Peregrino, encontramos uma história cativante e linda isso posso garantir a vocês. Logo no inicio dessa leitura somos presenteados por uma bela introdução ali no comecinho o livro já foi capaz de me ganhar.

Sinopse: Em Salmo para um robô peregrino, o primeiro livro da nova série Monge e o Robô, Becky Chambers, vencedora do Prêmio Hugo, apresenta uma visão otimista para um mundo cada vez mais distópico Passaram-se séculos desde que os robôs de Panga ganharam autoconsciência e abandonaram as fábricas; séculos desde que peregrinaram para a vastidão selvagem e nunca mais foram vistos; séculos desde que desvaneceram em mitos e lendas urbanas. Um dia, a vida de Dex, um monge de chá com sentimentos de incompletude e insatisfação, é perturbada pela repentina chegada de um robô que veio para honrar uma velha promessa de checar como os humanos estão. Esse robô não pode voltar até que uma questão essencial seja respondida: “De que os humanos precisam?” Mas a resposta para essa pergunta depende muito de quem pergunta, e como. Assim, dois aliados improváveis partem em uma jornada filosófica sobre propósito, anseios e pertencimento. Em um mundo onde as pessoas têm tudo de que precisam, será que ter mais importa?

Sendo uma novela o livro é curtinho, porém repleto de amor e significados, é o que encontramos ao longo de suas 170 páginas, além desse sentimento tão lindo conhecemos a história de uma monge chamado Dex, um personagem muito especial que será impossível não se conectar com ele ao longo da história.

Dex, um monge do chá e boas mensagens está na procura de um novo significado para sua vida, não que ela seja ruim pelo contrário a vida dele é boa, mas falta uma coisa, esse sentimento de ausência de algo se intensifica com o tempo, o que faz com que nosso monge fofinho saia a procura dessa coisa que tanto lhe falta no momento.

"De que os humanos precisam?"

Em meio a sua jornada por um novo significado para vida Dex se depara com um Robô, esses que por sua vez estão ausentes em seu mundo há muito tempo, mas ao encontrar Chapéu de Musgo, isso mesmo esse é nome lindo do Robô encontrado pelo monge, ao encontrá-lo Dex descobre que sua presença ali possui grandes e valiosos motivos, ele veio honrar sua promessa de checar como os humanos estão. Seu retorno não pode acontecer até que chapeú de musgo responda uma questão essencial!

"Em um mundo onde as pessoas têm tudo de que precisam, será que ter mais importa?"

Esse foi meu primeiro contato com a escrita e trabalho de Becky Chambers e agora entendo o porque de tantos elogios, sua escrita nos comove, nos conquista a cada página, sua história nos mostra grandes e significativas reflexões sobre nós mesmos, como podemos ser melhor para quem amamos e para nós mesmos, uma das lições mais bonitas que tirei desse livro. 

O vínculo peculiar de um monge chamado Dex e um robô chamado Chapéu de musgo traz a beleza tão apreciada nessa história, boas conversas, bons diálogos para o leitor acompanhar, a criatividade da autora é algo muito perceptível ao longo da leitura, mas sua sensibilidade é o que nos marca enquanto leitores e também enquanto pessoas, sua história é orignal, interessante, com uma escrita fluída atual e que sem dúvida vai te conquistar Becky entrega tudo que promete disso não tenho dúvidas.

Salmo para um robô peregrino se tornou outra história acolhedora que gostaria que todos vocês tivesse a oportunidade de conhecer um dia, nesse livro encontramos ainda um personagem não binário vale ressaltar, portanto, a editora escolheu no processo de tradução utilizar e tornar a língua portuguesa mais inclusiva e acessível preservando o texto original da autora.

Me conta aqui, você já conhecia esse livro? Ficou curiosa ou curioso por ele?

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)