new videos

[Resenha] A Lingua De Eulália- Marcos Bagno - @editoracontexto

 A primeira vez que ouvi sobre "A língua de Eulália" estava no segundo ano de faculdade e ainda não tinha estudado linguística iria começar a disciplina e fui fazer pesquisas sobre o campo, vendo muitas assim muitas dicas sobre essa leitura, desde então tive um curiosidade absurda sobre a obra, finalmente consegui acesso ao livro e minha experiência com a leitura não poderia ter sido melhor.

Sinopse: A Língua de Eulália uma novela do sociolingüista Marcos Bagno. O autor conta a história da temporada que Vera, Sílvia e Emília, três estudantes passam no sítio de Irene. A receptiva anfitriã, professora aposentada e patroa de Eulália, convida as moças a conhecer o deslumbrante mundo da língua de Eulália, uma variedade geralmente estigmatizada do português do Brasil.

"A língua de Eulália" foi públicado pela primeira vez em 1997, um livro voltado para linguística e sociolinguística duas áreas que muito me interessam, sua história apresenta personagens bastante significativos e interessantes, conhecemos três estudantes universitárias de áreas diferentes, psicologia, letras e pedagogia, também somos apresentados a Irene uma professora especialista quando o assunto é a língua e sua diversidade. Em sua casa ela recebe essas três jovens para passarem alguns dias de férias.

Ao longo desse encontro após a primeira refeição juntas uma questão é levantada, a forma como Eulália amiga de Irene fala e se está errado ou não a maneira como a simples mulher se comunica. Eulália é amiga e empregada de Irene foi alfabetizada já adulta e atualmente mora ali na chacará com Irene. Seu modo de falar ainda muito enraizado em sua cultura e seu meio social gerou certo espanto nas meninas que indagaram Irene a respeito dando inicio a nossa jornada nessa história.

Ao longo de boas discussões Irene vai pontuando a vastidão que nossa língua portuguesa possui e aos poucos vai mostrando as meninas que nem sempre o que nos causa estranheza na língua está errado. A professora especialista aos poucos vai desmitificando essa questão de certo e errado na forma como nos comunicamos.

A língua de Eulália é uma deliciosa leitura que procura nos mostrar que o uso de linguagem diferente nem sempre significa que estamos errando para com a língua portuguesa e a leitura faz isso por meio de estudos e apresentações explicando esse modo estranho de falar e comunicar dentro dos campos de estudo de algumas ciências como a linguística, a sociologia, a história e até mesmo a psicologia. 

A leitura que se torna a cada página mais significativa é um prato cheio para estudantes da área e uma viagem a nossa cultura, a nossa língua e nossa formação enquanto pessoas, recomendo muito que conheçam um livro que traz essa proposta de uma maneira peculiar que fica difícil do leitor não querer seguir com a leitura!

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)