new videos

[Resenha] As Aventuras De Tom Sawyer - Mark Twain @classicoszahar

 Ler um clássico é sempre uma experiência diferente para cada leitor, mas nesse caso acredito que todos deveriam conhecer essa história e se apaixonar por ela como eu, nesse livro temos contato com uma das histórias mais famosas da literatura infantojuvenil, porém já lhe adianto esse livro não é voltado apenas para crianças e jovens, aliás na minha percepeção ele é muito mais uma história que abrange várias idades inclusive os adultos sem dúvida.


Sinopse: Tom Sawyer é uma criança livre, frenética, ávida pelo novo. Para viver uma aventura, é capaz de criar mentiras mirabolantes e sustentá-las para encobrir seus erros. Nesta obra somos testemunhas de um amadurecimento, com todas as dores e alegrias que estão guardadas no caminho do personagem. Não à toa, Mark Twain resgatou suas próprias lembranças e escreveu este clássico baseado na sua realidade de infância e nas pessoas que conheceu. As aventuras de Tom Sawyer (1876) é um resumo do cotidiano do norte-americano do século XIX; as mentalidades predominantes e as leis que regiam a vida na época estão escancaradas nessa história.

Com a primeira edição publicada em 1876 a história que aqui acompanhamos trasncorre entre os anos de 1936 e 1846, em um povoado fictício de Saint Petrsburg, inspirado nas experiências do próprio autor. O público alvo dessa história é inicialmente crianças e jovens, porém conforme as palavras do próprio autor ele espera que não seja ignorado por homens e mulheres ja adultos. O que posso dizer em minha experiência é que trata-se de uma leitura valiosa e riquissima pelo menos foi assim por aqui.


"As aventura de Tom Sawyer'' foi a terceira obra do do autor que ganhou destaque antes de as aventuras de Huckleberry Finn, outro livro escrito por Mark que se consagrou na literatura universal, amado por muitos leitores no mundo todo. Nessa história vamos conhecer Tom um menino extremamente peralta, uma criança que é criada pela tia e vive aprontando todas juntos de amigos.

"A manhã de segunda-feira encontrou Tom imerso em total infelicidade. A manha de segunda-feira sempre o encontrava assim- porque tinha  início mais uma semana  de moroso sofrimento na escola. "

Tom é um moleque muito brincalhão, inteligente que racíocína muito rápido e está sempre no centro das atenções por conta disso. Ele usa de suas artimanhas para conseguir o que quer e do que jeito que quer! 

Durante um verão ao lado de um grande amigo Huckleberry Fiin os jovens acabam testemunhado um crime horrível que os deixa atordoados, depois de fugirem do Indio Joe um vilão do lugar que vivem, Tom por algumas infelicidades da infância decide fugir de casa e acaba formando um grupo de amigos piratas, em uma ilha longe do vilarejo em que viviam esses moleques irão apreciar boa pescaria, boa conversa, bons mergulhos e tudo que uma vida lire pode oferecer, mas será que para três crianças em desenvolvimento isso será sulficiente?

A leitura proporciona ao leitor muita diversão e ao mesmo tempo reflexões como uma espécie de nostalgia das coisas que faziamos na infância, nunca fiz nada tão peculiar quanto Tom que aqui é descrito como um garoto endiabrado de fato ele apronta muito, mas no primeiro momento esse sentimento de relembrar travessuras da infância é o que ocorre ao leitor.

Uma lição valiosa nesse livro é poder da ganância e como lidar com isso em diferentes momentos de nossas vidas, o livro ainda traz temas bastante relevantes para nossa atualidade, como o racismo, a escravidão, violência, pobreza e vingança. Tudo isso torna esse romance cativante em uma moderna história norte americana. 

O autor trabalha essas temáticas por meio de uma escrita fluída de fácil compreensão o que é muito bem vindo quando falamos de um clássico, enfim é evidente o talento de Twain e os motivos pelos quais recomendo muito que vocês conheçam essa obra.

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)