O Ouriço e a Raposa - Isaiah Berlin


Finalizei minha leitura deste ensaio que é considerado o maior feito do autor, publicado pela primeira vez em 1951 em uma obscura revista de estudos eslavos. A leitura inicialmente nos propõe uma distinção entre o Ouriço e a Raposa, mas segue de forma fluida e curiosa para o leitor, discorrendo sobre um dos grandes nomes da literatura: "Tolstói"

"O senso de realidade de Tolstói foi, até o fim, devastador demais para ser compatível com qualquer ideal moral que lhe foi possível construir a partir das lascas em que o seu intelecto fragmentara o mundo"
O que o autor trata é uma verdadeira investigação e concepção histórica de Tolstói, sobre a ideia de quem foi e o que foi este grande nome da literatura. Ao longo do ensaio, Berlin faz uso de outros grandes nomes como Dostoiévski, Dante, Shakespeare, Púchkin, Karl Marx e até mesmo Woolf é citada por meio de análise e comparação em seu texto.

Ao longo da leitura, somos presenteados enquanto leitores pelos detalhes históricos sobre Tolstói. Estes mesmos detalhes e curiosidades, debruçados sobre estudo, pesquisa e crítica literária, nos aproximam tanto da obra como do autor em si, nos permitindo melhor compreensão sobre a escrita e percurso de vida de Tolstói. Para além do tema central do ensaio, é possível notarmos que trata de uma leitura que reflete não somente sobre o autor, porém, também sobre aspectos de nossas próprias vidas.


"O mundo é um sistema e uma rede: conceber os homens como seres livres é pensá-los capazes de ter agido, em alguma conjuntura passada, de modo diferente do que agiram..."

É um livro sobre a conduta humana acima de tudo...

"Um ouriço não fará as pazes com o mundo. Não se reconcilia. Não consegue aceitar que apenas sabe muitas coisas, ele busca saber só uma grande coisa e se esforça incessantemente em dar à realidade uma forma unificadora"

Ler o ouriço e a raposa é como estar em um rio que flui com elementos fundamentais, persistente, que nos proporciona a análise da complexidade do nosso mundo e acesso a informações jamais pensadas sem criticidade. Recomendo fortemente a leitura desta obra a todos que desejam compreender melhor essas questões.
Anterior
Próxima

0 comentários