Dublinenses - James Joyce

Decidi começar a ler Joyce aos poucos, antes de embarcar em sua obra mais famosa Ulysses li vagarosamente Dublinenses, uma coletânea de contos sobre o povo de Dubli. Foi uma ótima experiência e um boa maneira de me aproximar da escrita do autor, ao todo foram quinze contos escritos no começo do século XX, os temas abordados são variados, os costumes, a geografia das cidades, o comportamento e sentimento do povo em si.


Um dos meus contos favoritos é Terra, fala sobre uma mulher invísível, uma história enigmática não descobrimos quem é a mulher só o que faz, achei curioso e peculiar o que autor criou aqui assim como nos demais contos. O que podemos perceber que a forma como as histórias são contadas nesta obra é o que a torna tão especial.

A escrita de Joyce é extremamente fluída e envolvente, ele torna tudo atrativo ao leitor nesse livro, as descrições minuciosas dos personagens, ambientes, ações e emoções demonstram o motivo pelo qual o autor é tão aclamado. Nada falta em sua literatura e nada sobra, algo difícil de se conseguir. Rico em detalhes e preocupado com eles James nos conecta com sua obra de maneira muito sólida.


Descobri que ao pesquisar que grande parte dos nomes de lugares e ruas são reais, então além de boas histórias temos acesso a informações históricas de Dublin de maneira realística. Nesse sentido o livro está além de uma leitura convencional lhe proporciona um estudos histórico sobre a Irlanda.


Ler esse clássico pode não ser tão desafiador como ler Ulysses mas, acredito ser fundamental e necessário começar por ele justamente pelo mesmo motivo, para que você enquanto leitor se aproxime e conheça a escrita de Joyce e assim como eu decida ou não se deve ler mais de seu trabalho, por aqui eu já entendi que Ulysses será um baita desafio porém, estou disposta a encarar!

Você já leu Dublinenses?
Anterior
Próxima

0 comentários