Destaques

Newsletter Novidades Do Blog

21 de maio de 2018

Quatro Etapas Da Literatura [Literatura Em Pauta]

Olá pessoal, hoje dou inicio ao um novo projeto aqui no blog, algo que desejei fazer a bastante tempo mais que só agora tive a oportunidade e um pouco de conhecimento extra para passar a vocês, como alguns já sabem estou cursando Letras, e durante a graduação estou aprendendo algumas coisas iniciais sobre a literatura, talvez essa nova pauta aqui do blog não siga uma ordem cronológica sobre esse assunto, porém o intuito é transmitir a vocês um pouco do que tenho aprendido e espero muito que gostem, escolhi iniciar com uma aula que tive sobre algumas das etapas da literatura então para aquelas pessoas leigas assim como eu que desconhecia esses fatos o post de hoje será muito instrutivo.


A Literatura de forma geral possui muitas etapas e paradigmas que iremos desbravando conforme o tempo, entretanto hoje selecionei quatro etapas curiosas com exemplos bem legais que estou aprendendo a ler. Vamos conhecer essas etapas e exemplos?



1- Buscar a literatura por prazer
Aqui o leitor busca determinados gêneros de leituras e livros por prazer, divertimento, distração ou até mesmo conhecimento, trata-se de uma escolha muito pessoal e muitos erram nos gêneros iniciais até se encontrarem na leitura.

2- Literatura Engajada
Esse modelo fundamenta-se na crítica, Castro Alvez  por exemplo é um escritor de literatura engajada, João Cabral De Neto Mello é outro escritor conhecido pelo gênero de literatura engajada, eu particularmente conheço pouco esses autores, mais desejo do fundo da alma ler mais obras deles, e vocês conhecem a escrita desses autores?

3- Literatura Histórica
Na literatura histórica é possível identificar a representação do povo, um autor conhecido nesse modelo é Fernando Pessoa.

4- Literatura  Catártica
Responsável por causar sentimentos, um bom exemplo dessa literatura é Camões, ou poemas diversos. Esse modelos provoca o envolvimento do leitor causando sua identificação pessoal com o que está lendo.


Enfim essas foram as quatro primeira etapas da literatura que conheci através de meus estudos iniciais, acredito que deve ter muitas outras discrições nesse sentido, porém por enquanto é isso, espero muito que tenham gostado, se você conhece os autores mencionados e até mesmos as etapas e quer acrescentar algo bom nesse tema, deixe nos comentários vou adorar aprender mais com vocês um grande beijo e até a próxima!

Comentários via Facebook

0 comentários ❤. Comente Também!:

Postar um comentário

Olá é muito importante sua opinião por aqui, fico muito feliz em interagir com vocês.

Publicidade

iunique studio criativo

@motivacaoliteraria

© Motivação Literária – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in