new videos

Resenha A Lista Negra Jennifer Brown







Sinopse: E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio.








"A lista negra" é uma das leituras mais marcantes que ja realizei, é com essa história que resolvi iniciar o blog, uma ficção que vale a pena ser contada por estar muito relacionada com a realidade e atualidade,  a escrita de Jennifer é intencionalmente direcionada ao publico jovem o que me agradou muito, pois no momento que estamos vivendo é fundamental termos escritores para esse público.





Valerie e Nick são namorados e estudam no mesmo colégio, ambos sofrem diariamente com o preconceito e a intolerância em seu ambiente escolar, por conta desse bullying eles decidem criar uma lista com os nomes das pessoas que praticam essa agressões, nesta lista os jovens mencionam qual punição cada aluno merece ter.



Em uma manhã como muitas outras, Nick entra na escola armado e dispara contra diversas pessoas, inclusive Valerie acaba levando um dos tiros, Nick parecia ter alvos específicos, os mesmos nomes da lista, acertar Valerie foi um acidente, e a jovem não sabia de fato o que estava acontecendo, ela nunca imaginou uma atitude assim de seu namorado. No final desse dia muitas pessoas estavam machucadas e Nick estava morto.



A jovem Valerie agora precisava lidar com diversas situações, o fato de que seu namorado estava morto era uma dor assombrosa para ela, para agravar ainda mais sua situação as pessoas estavam desconfiadas da jovem, sua família mesmo a desamparou no momento mais difícil de sua vida. Valerie não percebeu o sinais de revolta em Nick e durante muito tempo se culpou por isso, ela precisou de muita terapia e autocontrole. Infelizmente a protagonista não poderia voltar ao passado mais sim tentar um novo futuro.


— Tudo bem se alguém deixar você vencer de vez em quando (…) não precisamos ser sempre perdedores Valerie. Eles podem querer que a gente se sinta assim, mas nós não somos perdedores. Às vezes também ganhamos.❞


A leitura se torna extremamente envolvente conforme conhecemos mais sobre os personagens, a abordagem da autora foi uma das coisas mais importantes ao meu ver, escrever sobre assuntos tão delicados é um dom que já sabemos que Jennifer Brown possui, adorei a maneira como o livro foi construindo, e acredito que todos deveriam ler sobre esse tema.


A protagonista dessa história passou por muito sofrimento, muitas pessoas a deixaram de lado, a culparam, a isolaram pelos atos de Nick, achavam que ela tinha mandado ele executar tal ato e isso a atormentou a desmotivou, o fato principal para que Valerie superasse tudo isso foi se perdoar por tudo, foi uma longa caminhada mais ela enfim conseguiu.



O intrigante na narrativa de "A lista negra" é exatamente sabermos que o preconceito e bullying estão muito presentes em nossa vida, nos tornando a pior versão de nós mesmos, acredito que a obra é um alerta a sociedade, a todos que praticam ou que sofrem esse tipo situação, um alerta aos pais, e amigos de pessoas que passam por dificuldades como as dos personagens.



O livro nos traz uma lição de coragem, amadurecimento e  principalmente de compreensão, foi um experiência incrível ler o trabalho da autora e recomendar a todos vocês é mais como um dever. Espero que tenham gostado da resenha e que possam tirar grandes lições dessa estória assim como eu.


Um grande beijo e até a próxima!


Jovem Adulto • Editora Gutenberg • 272 Páginas • Classificação: 5/5
Skoob • Compre: Amazon SubmarinoSaraiva






Comentários

  1. Olá, tentei realizar essa leitura mas infelizmente nao fluiu comigo, achei-a extremamente arrastada, sabe? Acabei abandonando antes de chegar na metade, mas fico feliz que para você tenha sido uma leitura tão importante.

    ResponderExcluir
  2. Oi Michelle, já tem um tempo que este livro está na minha meta de leitura. Acho o Bullying um tema muito importante e pesado de consequências catastróficas e que podem durar uma vida, sem falar quando o agredido se revolta e chega no local da agressão atirando em todo mundo, infelizmente, leio sobre isso mais do que gostaria. Tua resenha ficou muito boa. Com certeza só aumentou minha vontade de ler.
    Bjos
    Vivi

    ResponderExcluir
  3. Olá Michelle
    Olha eu tenho esse livro aqui em casa, comprei ele junto com Os 13 porques e até hoje não tive coragem de ler ele, porque o tema me deixou muito abalada. Mas espero um dia me preparar e poder conferir mais sobre a leitura, já que só escuto coisas boas sobre a escrita da Jennifer brown. Adorei a sua resenha!

    ResponderExcluir
  4. Olá, obrigada por sua visita e comentário tão sincero, eu também sofri muito preconceito e bullyng na época da escola, até hoje sofro um pouco de agressões verbais mesmo depois de adulta, é algo que nos sensibiliza a entender os sentimentos dos personagens pois já passamos por isso, infelizmente nem todo mundo tem com quem conversar e ase apoiar como eu tive na minha juventude, temos que nos mobilizar a falar mais sobre essas questões isso pode ajudar mais as pessoas que atualmente sofrem com esse tipo de agressão, beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá, compreendo nem todo mundo consegue desenvolver leitura da mesma forma, obrigada pela sua visita, espero que tenha gostado da resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá tudo bem? Fico muito feliz que gostou, espero que possa ler a obra em breve, beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá, que bom que gostou da resenha, fico muito feliz, a autora é mesmo sensacional, quando se sentir preparada leias a obras acredito que valerá a pena! Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Form for Contact Page (Do not remove)