new videos

[Resenha] Deuses Americanos- Neil Gaiman @intrínseca

 Quando conheci a escrita de "Neil Gaiman" me tornei fã de seu trabalho como escritor, não li muito livros escritos por ele mas até o momento todos os que conheci me surpreenderam de diversas maneiras, pela genialidade do autor. "Deuses Americanos" foi a experiência mais curiosa e peculiar que tive como leitora nos últimos dias, a história em sí é um misto de diversas situações, mas a proposta de leitura se torna muito especial  justamente por isso, espero que gostem da resenha!

Sinopse: Deuses americanos é, acima de tudo, um livro estranho. E foi essa estranheza que tornou o romance de Neil Gaiman, publicado pela primeira vez em 2001, um clássico imediato. Nesta nova edição, preferida do autor, o leitor encontrará capítulos revistos e ampliados, artigos, uma entrevista com Gaiman e um inspirado texto de introdução. A saga de Deuses americanos é contada ao longo da jornada de Shadow Moon, um ex-presidiário de trinta e poucos anos que acabou de ser libertado e cujo único objetivo é voltar para casa e para a esposa, Laura. Os planos de Shadow se transformam em poeira quando ele descobre que Laura morreu em um acidente de carro. Sem lar, sem emprego e sem rumo, ele conhece Wednesday, um homem de olhar enigmático que está sempre com um sorriso no rosto, embora pareça nunca achar graça de nada. Depois de apostas, brigas e um pouco de hidromel, Shadow aceita trabalhar para Wednesday e embarca em uma viagem tumultuada e reveladora por cidades inusitadas dos Estados Unidos, um país tão estranho para Shadow quanto para Gaiman. É nesses encontros e desencontros que o protagonista se depara com os deuses — os antigos (que chegaram ao Novo Mundo junto dos imigrantes) e os modernos (o dinheiro, a televisão, a tecnologia, as drogas) —, que estão se preparando para uma guerra que ninguém viu, mas que já começou. O motivo? O poder de não ser esquecido. O que Gaiman constrói em Deuses americanos é um amálgama de múltiplas referências, uma mistura de road trip, fantasia e mistério — um exemplo máximo da versatilidade e da prosa lúdica e ao mesmo tempo cortante de Neil Gaiman, que, ao falar sobre deuses, fala sobre todos nós.

Shadow está prestes a ser solto da cadeia por uma pena que cumpriu durante 3 anos, o motivo de sua prisão fica suspenso para o leitor durante boa parte da leitura, não sabemos de fato quem ele é o mocinho ou o bandido mal se passando por inocente, o que descobrimos ao longo da leitura é que Shadow estava preso por um crime que ele supostamente não cometeu ou cometeu em defesa de sua esposa Laura.


Quando está para ser solto Shadow é chamado pela diretoria do presídio e informado de sua liberação antecipada, o motivo? Sua esposa sofreu um acidente de carro que a levou a morte. O mundo de Shadow começa a cair nesse momento, entretanto sem que ele perceba. Ele tinha um pensamento enquanto estava preso, cumpra sua pena, fique calado, não se meta com a pena dos outros. Ao ser liberado ainda meio confuso com tudo que estava lhe acontecendo Shadow seguiu com o plano que elaborou com Laura, pegou o voo com a passagem que ela reservará para ele e estava indo para seu velório. Shadow vivia um estupor não tinha se dado conta completamente da morte da esposa até vê-la em um caixão, porém antes dessa experiência ele viveria algumas outras situações inusitadas. 
"TODAS AS HORAS FEREM. A ÚLTIMA MATA" VELHO DITADO.

Ao seu lado no voo que o levaria para despedida de Laura um homem se sentou e puxou conversa, Shadow não fazia ideia de quem ele era, o que queria mas não estava nem um pouco a fim de descobrir. Wednesday é um homem insistente e persegue Shadow para aceitar uma proposta de trabalho, após idas e vindas de algumas confusões entre voos perdidos, bares misteriosos, comidas e bebidas ruins e muita discussão Shadow aceita trabalhar para Wednesday um homem misterioso que cheira do começo ao fim a pura confusão e encrenca.

Shadow não imagina, mas ali naquele momento sua jornada como "guarda costas" começa e tudo que uma dia ele acreditou ser real se desfaz, tudo que uma dia imaginou viver se transforma em uma longa jornada psicológica e muitas das vezes atormentadora.

"É MAIS DIFÍCIL MATAR UMA IDEIA DO QUE UMA PESSOA,  MAS NO FIM DAS CONSTAS, IDEIAS TAMBÉM PODEM MORRER' PÁG 71.

"Deuses Americanos" é uma leitura incrível que nos proporciona uma viagem histórica muito marcante, a leitura nos envolve completamente com suas citações e descrições de uma américa mista repleta de diversidades e de misticismos. Uma jornada a costumes religiosos, conhecimento sobre Deuses de nomes significativos que representa uma gama da mitologia. Deuses estes que como o próprio livro cita um dia foram adorados e que hoje foram esquecidos por todos. 

Shadow nosso protagonista pode parecer para muitos um homem vazio, sem graça enquanto personagem principal, mas é nessas características que consigo enxergá-lo como único, assim como diversos personagens criados por Neil Gaiman que possuem peculiaridades que só o autor poderia imaginar e criar para seu leitor. Sinceramente o jeito "Pacato" de Shadow é uma das coisas que mais apreciei nele enquanto leitora. 

A história que de inicio demora um pouco para se desenrolar nos proporciona um encontro com os Deuses que nesse caso são seres mais velhos e elevados, personagens cativantes por suas características tão distintas uma das outras, esses Deuses acompanham Shadow em sua trajetória trabalhando para Wednesday ou devo dizer Odin. o pai de de todos?

Neil Gaiman nos proporciona uma leitura exótica e muito diferente de tudo que li até o momento, conhecer essa obra foi  uma experiência positiva, no inicio da leitura os acontecimentos se tornam lentos mais a escrita e a forma como o autor trabalha esses mesmos acontecimentos superam a lentidão e nos prende em sua trama. Espero que tenham gostado dessas considerações e gostem tanto quanto eu da leitura.

Xoxo

Título Original: American Gods | Páginas: 573|Gênero: Ficção| Editora: Intrínseca| Minha Avaliação: 5/5| Comprar: Amazon

Ps: Os links deste post são afiliados, comprando por eles vocês contribuem com meu trabalho, pois ganho um pequena comissão e isso não interfere no valor da compra de vocês! :)

Comentários

  1. Oi Michelle!!

    Eu só li um livro do Neil Gaiman e foi Coraline, que inclusive é um dos livros que eu mais amo na vida! Eu adoro essa história!
    Minha esposa já viu a série que foi inspirada nesse livro e ela diz que é incrivel, eu tenho muita vontade de assistir. Quem sabe eu leia ele por conta da série né HAHAHHAHA

    ResponderExcluir
  2. Oi Michelle!

    Eu to com esse livro na estante desde de 2018, ganhei de uma estagiária minha quando estava dando aula, depois de começar a ver a serie da Amazon a curiosidade acabou por diminuir um pouco e até então não peguei no livro kkkkk, uma amiga minha é louca por Gaiman e vive tentado me fazer ler os livros dele kkkk, quem sabe no ano que vem né?

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem?
    Que resenha maravilhosa! Confesso que meu único contato com a escrita do Neil Gaiman não foi muito bom e eu acabei abandonando. Porém, quero tentar outros livros dele e esse é um dos que está na minha lista. Eu adoro história e livros que envolvam mitos e deuses, então, acho que vou gostar muito desse. Antes pretendo ler Mitologia nórdica, que já tenho aqui, mas esse está na minha lista de desejados e sua resenha me deixou mais animada a dar uma chance.
    Amei as fotos e conhecer sua opinião sobre o livro. Espero ler e também me encantar com a escrita do autor.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Desde que conheci um pouco da escrita do Neil Gaiman em Good Omens, tenho me atentado para suas outas obras e fica curiosa. Deuses Americanos é um dos que mais quero ler, e por isso com certeza estará na minha listinha de futuras leituras. Sua resenha me deixou animada, e espero muito em breve poder conhecer mais dele. Adorei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Michelle!

    Eu ainda não li nada do Neil Gaiman, mas leio algumas opiniões dizendo que a escrita dele é maravilhosa. Isso sempre me deixa curiosa para conhecer. Só não li ainda por falta de oportunidade mesmo e sua resenha aumenta minha vontade, por ter mencionado que é uma leitura exótica e foi uma experiência positiva. Vou tentar ler pelo um livro dele ainda este ano para conhecer.


    Bjos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Form for Contact Page (Do not remove)