new videos

[Resenha] A Garota Que Não Se Calou- Abi Daré @editoraverus

 Após bastante tempo finalmente consegui terminar essa leitura, tive certa dificuldade em realiza-la talvez por conta da temática ser intensa e sofrida ou simplesmente porque não estava no momento certo para ela, entretanto conhecer essa história foi emocionante e me trouxe diversas lições significativas. "A garota que não se calou" no apresenta uma história de vida que podemos tomar como exemplo!

Sinopse: Esta é a história inesquecível de uma menina que deseja estudar para poder encontrar sua voz e falar por si mesma. A garota que não se calou é uma narrativa comovente e triunfante sobre o poder de lutar pelos seus sonhos. Adunni nasceu e cresceu em uma aldeia rural na Nigéria. Aos catorze anos, ela é uma mercadoria, uma esposa, uma serva. Mas, acima de tudo, ela é inteligente, engraçada e curiosa, com uma energia contagiante. A mãe de Adunni lhe disse que a educação é a única maneira de não se calar ― de não perder a capacidade de falar por si mesma e decidir o próprio destino. Depois da morte da mãe, o pai da garota a vende para ser a terceira esposa de um homem que está ansioso para ter um herdeiro. Adunni consegue fugir do casamento arranjado, apenas para ser vendida para uma família rica, à qual deverá servir. Mas, ao contrário de tantas outras garotas forçadas a uma vida de servidão, Adunni não será silenciada. Apesar dos obstáculos aparentemente intransponíveis em seu caminho, Adunni nunca perde de vista o objetivo de escapar da vida em que nasceu para poder construir o futuro que escolheu para si ― e ajudar outras meninas como ela a fazer o mesmo. Em A garota que não se calou, a determinação de Adunni de encontrar alegria e esperança mesmo nas circunstâncias mais difíceis nos inspira a ir atrás dos nossos sonhos... e talvez até a mudar o mundo.

"A garota que não se calou" foi uma leitura que inicialmente me causou estranheza e certa dificuldade de seguir a diante, ao longo de sua página fui compreendendo o real sentindo desse impacto inicial que a autora trouxe em seu trabalho. A cada página me sentia mais próxima da personagem e da linguagem escolhida por Abi para mostrar sua escrita, na obra a intenção pelo menos a que entendi foi fazer como que nós leitores sentíssemos estar escutando tudo da boca da própria protagonista, ou seja, era como se estivemos ali próximos dela e ela nos contou sua história. Achei isso singular e sem dúvida genial, por meio desse modelo de escrita o leitor é colocado dentro da história de maneira mais intima e a experiência de leitura se torna ainda mais profunda. 

Adunni tem 14 anos e acabou de perder sua mãe, ela e sua família vivem em situação de extrema pobreza em um povoado na Nigéria. No leito de morte de sua mãe ela ouviu o pai prometer que não casaria a filha por dinheiro, promessa essa que o mesmo não cumpriu, o destino da menina agora é incerto, mas repleto de tristeza e luta.

O intuito do pai ao quebrar a promessa é o dinheiro que vem por meio desse casamento arranjado, ele receberia uma quantia significativa que manteria ele, a casa e o irmãos de Adunni, em troca cederia sua filha a um homem mais velho da aldeia. Morofu ofereceu um dote  ao pai de Adunni e ele não pode recusar vivendo na miséria como estavam, o casamento aconteceria na próxima semana. A jovem ficou extremamente revoltada com a decisão sobre seu futuro, ela seria então a terceira esposa de Morofu. Sua revolta era justificável porque tudo que a mãe queria para filha era que ela estudasse e se tornasse alguém melhor. 

Diante de sua situação inegociável com o pai a menina fez a única coisa que poderia, chorou! Casada com aquele homem no qual ela não conhecia, ela tinha uma missão certa engravidar de um menino para dar sequência no oficio de Morofu. Adunni conheceu então as outras esposas, uma delas revoltada e ciumenta a outra mãe de quatro meninas e grávida novamente. Khadija era a esposa com que Adunni criou uma laço e amizade, ela se sentia protegida com Khadija. O sonho de Adunni permaneceu vivo, porém ela não sabia se teria chance de continuar estudando e se tornar professora como sempre quis. A jovem decidi por fim lutar pelo que quer e não se cala diante de todos os obstáculos e de tudo que é obrigada a viver.

A leitura é extremamente dolorosa de se ler, nos emocionamos muito acompanhando a história dessa jovem que vê na educação um caminho mais bonito a se seguir, lições valiosas são apresentadas por meio da luta de Adunni. O livro aborda uma questão social e real vivida por milhares de meninas como a jovem protagonista, situação essa de descaso e imposição de regras e culturas arcaicas que não cabem mais nos dias atuais. 

A protagonista possui um olhar sobre as coisas que nos modifica enquanto pessoas, portanto, conforme vamos ouvindo-a contar sobre sua vida e suas lutas percebemos o quanto somos pequenos e o quanto precisamos evoluir como seres humanos, conhecer essa história foi difícil, foi triste, mas necessário. Espero que possa conhecer a leitura também. 

Xoxo

Título Original: The Girl with the louding voice| Páginas: 150 |Gênero: Literatura Estrangeira| Editora: Editora Verus| Minha Avaliação: 4/5| Comprar: Amazon

Ps: Os links deste post são afiliados, comprando por eles vocês contribuem com meu trabalho, pois ganho um pequena comissão e isso não interfere no valor da compra de vocês! :)

Comentários

  1. Oi Michelle!!

    Eu vi esse livro no instagram da editora esses dias e eu achei a premissa incrivel! Sua resenha é a primeira que eu vejo e agora eu tenho muito mais certeza de que eu peciso ler esse livro pra ontem! Adorei saber mais sobre a história e suas fotos ficaram perfeitas!
    Adorei o post!

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Não conhecia esse livro e gostei muito de ser apresentada a ele pelas suas palavras. Achei sua resenha muito sincera e instigante. Vou pensar com muito carinho em ler logo no primeiro semestre, porque realmente tenho muito que aprender ainda.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Michelle.

    Menina que história! Estou conhecendo este livro através da sua resenha e já adicionei na minha lista de desejados. Sei que será uma leitura difícil, mas preciso saber dos detalhes que ela contém para saciar minha curiosidade. Valeu demais pela dica e parabéns pela resenha.

    Bjos
    https://consumidoradehistorias.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Form for Contact Page (Do not remove)