new videos

[Resenha] O Palácio De Papel- Miranda Cowley Heller @intrínseca

 Finalmente posso compartilhar minha experiência de leitura com vocês do livro "O palácio de papel", essa obra chegou até mim pelo clube intrínsecos nessa edição linda em cor amarela e quando li a proposta dfiquei curiosa pela história, resolvi então dar uma chance para a leitura. Um alerta essa história contém diversos gatilhos emocionais, aborda questão como abandono, abuso, traumas e até violência psicológica, então tenham cuidado ao ler a obra!

Sinopse: É uma manhã de julho perfeita, e Elle, uma mulher de cinquenta anos, casada e feliz, mãe de três filhos, acorda no “The Paper Palace” - o lugar de verão da família que ela visitou todos os verões de sua vida. Mas esta manhã é diferente: na noite passada Elle e seu amigo mais antigo, Jonas, escapuliram pela porta dos fundos para a escuridão e fizeram sexo um com o outro pela primeira vez, tudo enquanto seus esposos conversavam dentro de casa. Agora, nas próximas vinte e quatro horas, Elle terá que decidir entre a vida que ela fez com seu marido genuinamente amado, Peter, e a vida que ela sempre imaginou que teria com seu amor de infância, Jonas, se um evento trágico não mudou para sempre o curso de suas vidas. Conforme Heller reveste as experiências que levaram Elle até hoje, chegamos à sua decisão final com toda a sua complexidade. Terno mas devastador, "The Paper Palace" considera as tensões entre desejo e dignidade, os legados de abuso e os crimes e contravenções de famílias.

O livro se inicia já com uma bomba, Elle relata sua traição, a protagonista nos conta sobre seu desvio na noite anterior com Jonas um velho amigo de infância, mas acima de tudo um velho amor que nunca morreu, após ter relações com Jonas traindo Peter seu atual marido e pai de seus três filho Elle vai nos proporcionando saber mais de sua vida.

Esse conhecimento sobre como é e como foi a vida da mulher central na leitura acontece por meio de idas e vindas entre presente e passado, foi a escolha da autora para nos contar sua história, algo que achei curioso, diferente e instigante na leitura. No começo a história é lenta, somos introduzidos na atual situação de Elle, com sua família, mãe e amigos de férias em um lugar marcado por seu avô como Palácio de papel, uma casa ou cabana não fica muito claro na beira do mar, um lugar lindo e repleto de lembranças e recordações.


Após a noite passada onde traiu Peter, Elle se vê presa em diversas questões sobre como sua vida está e o curso que ela seguiu até aqui, ela também precisa decidir o ruma que irá pegar a partir de agora, já que não tinha como voltar atrás no que fez. A partir dai nós enquanto leitores temos uma visão de como as coisas eram e estão para protagonista, conhecemos sua infância, suas dores, suas lutas e tudo que vivenciou até agora.


O palácio de papel,
está para além de uma simples história onde uma mulher se divide entre dois homens, a leitura nos traz reflexões duras sobre a vida de Elle uma mulher que passou por diversas situações dificieis, uma infância difíicil, abusiva e traumatica. Por meio dessas deslumbre da vida de Elle passamos a compreender melhor suas atitudes e como ela se sente diante de tudo. No livro encontramos outras histórias ligadas diretamente a protagonista, conehcemos sua mãe e sua história e como viveu sua vida, como criou sua filha e percebemos que tudo possui uma conexão ou uma linha muito tênue na maneira como Wallace criou seus filhos e como enxerga a vida e na maneira como Elle lida com os proprios demônios, é um reflexo!


Cowley não estava brincando ao trabalhar nessa história, enquanto leitora percebi muito do que autora queria dizer ao contar a história dessas mulheres, sua vidas, suas lutas e fragilidades, cada uma a seu modo, tive sentimentos de raiva, rancor, desespero, tristeza, porém percebi a dificuldade em julgar Wallace, por exemplo, sabendo também de como foi criada, como foi conduzida pela vida e sabendo enfim que tudo tem consequência quando se trata de assuntos tão delicados.


Do meio livro em diante foi dificil para mim por um gatilho em especial, quem já leu o livro deve imaginar do que se trata, mas abuso é algo que me deixa triste então chorei, fiquei reflexiva e depois procurei entender melhor o que estava lendo, por fim O palácio de papel é uma profunda análise não só da protagonista e de sua mãe, mas uma análise de nós mesmo enquanto pessoas, o livro fala sobre relacionamento, traição, culpa e perdão, mas acima de udo aborda o que há de mais natural nessa vida a humanidade presente em casa de nós.

Espero que tenham gostado e se interessado pela leitura!
Xoxo




Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)