new videos

[Resenha] Entre a Guerra e o Cais- Angelo Rossi @editorainverso

 "Entre a guerra e o cais" veio no meu primeiro recebido em parceria com a editora inverso e estou muito feliz em finalmente trazer a resenha dessa belíssima leitura que nos remete a reflexões delicadas e sensíveis sobre a vida. Escolhido como pano de fundo dessa história temos um tema muito importante e relevante a Segunda Guerra Mundial, que marcou e ainda marca muitas histórias e essa é uma delas!

Sinopse:A saga de três famílias entremeada por conquistas, desilusões e pela Segunda Guerra Mundial. Um recorte de quinze anos antes de a guerra estourar até doze anos após o conflito, com um tanto de história e suas atrocidades verídicas, e outro tanto de ficção. A poesia que se derrama pelos capítulos, e a aventura, além de navios e de sentimentos, levarão o leitor a um pequeno sítio ao sul da Itália, litorais franceses e para além dos portos espanhóis. Qual sentimento pode sobreviver à guerra? Ao frio extremo e à saudade? Para qual ato caberá condenação diante de dias tão terríveis? Respostas que cabem ao leitor ao aventurar-se em Entre a guerra e o cais.

A leitura nos apresenta inicialmente Leonardi, Klara e Bruno, a menina criada como uma filha pelos pais dos jovens irmãos que dividiram com ela toda uma infância marcada por experiências e lembranças que os três levaram por toda sua jornada, os irmão também dividiam por ela um sentimento que crescia junto com a perda da inocência e a chegada da juventude. O senhor Barbieri era um homem mais sério, mais calado possuia uma rigidez que a vida e guerra lhe trouxe e aplicava essa mesma rigidez na criação dos meninos, era um pai muito bom apesar disso, tinha caráter e tentava passar isso as crianças. 

Barbieri sofria assim como muitos de sua época que passaram pelos horrores da guerra, tinha traumas e pesadelos terríveis talvez dai resultou atitudes tão frias vistas aos olhos de quem não o conhecia bem. Aos poucos vamos compreendendo as raízes desses personagens e nos encantando com suas características.

"È que nem todos os alemães juntos. O peso da aeronave de metal enferrujado. Poderiam impedir teu rasante perfeito. É o fim do começo esperado. Flutuando em tua tarde vermelha de sangue. Menino, sonda! Bem maor virá a verdadeia história. Sãopesadelos de falsa glória. Por teu romance será derramado."

Klara se transforma em uma bela moça e junto a essa transformação ela escolheu, estava decidida sobre quem carregaria em seu coração, Bruno o irmão mais velho que teria tal honra, os meninos já crescidos ainda dividiam sentimentos pela irmã postiça que viram crescer e mudar, porém continuava linda como sempre foi. O que muda nesses relacionamentos familiares é a partida do escolhido, quando Bruno resolve partir o coração de todos se parte um pouquinho, dona Giulia como mãe, Barbieri como pai, o irmão mais novo se arrepende de atitudes e de não poder mais estar junto de seu irmão e Klara vê seu escolhido deixar o lar onde cresceram.

A partir dai novas histórias se iniciam, novas trajetórias começam e acompanhamos tudo por meio das palavras escolhidas pelo autor, com uma escrita peculiar e cativante Rossi nos mostra todo o seu talento em compor história inpiradoras e emocionantes, seus personagens são reais, sensíveis e trazem ensinamentos durante toda a leitura.

"Entre a guerra e o cais" é um livro poético, intenso e muito bonito, além disso preciso dizer é livro mais denso, com uma leitura mais análitica pela escolha de narrativa feita pelo autor, aqui o leitor pode encontrar certa dirficuldade, mas nada que tire a beleza da história pelo contrário só a resignifica em cada página. Minha primeira experiência com o trabalho do autor foi muito significativa, recomendo a leitura a todos que apreciam uma boa escrita voltada para poesia. Que procuram uma história motivadora e emocionante é isso que você irá encontrar nessa obra! 

Espero que tenham gostado!

XOXO

Comentários

  1. Me sinto muito honrada,por compartilhar com nós esse presente muito merecido..estou apaixonada pela leitura e pela castanheira..pretendo mandar pintar uma castanheira em uma tela ao lado o livro e pendurar na minha sala...Me veja na minha infância e isso me faz bém..gratidão querido escritor...Ângelo Rossi

    ResponderExcluir
  2. Nossa que lindo uma obra tão linda que sem palavras para fazer um comentário a altura eu já li reli já presenteie muita gente porque essa obra precisa ser linda por muita gente

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Form for Contact Page (Do not remove)