new videos

[Resenha] A Serpente De Essex - Sarah Perry @intrínseca

Esse será o primeiro post aqui do blog em que decidi estruturar a resenha de uma maneira diferente, tanto aqui como feed no insta as resenhas seguidram essa nova estrutura, senti essa necessidade porque percebi que a resenhas estavam ficando muito bagunçadas, enfim espero que gostem desse novo jeitinho de escrever por aqui.

Sinopse: Londres, 1893. É com alívio e tristeza que Cora Seaborne se torna viúva. Depois da morte do marido controlador, ela se muda da metrópole para o condado de Essex com o filho Francis, um menino obsessivo e curioso, e a babá do garoto, Martha, na esperança de que a mudança de ambiente e o ar puro possam servir de refúgio para a família. Ao se instalarem nesse novo lugar, porém, ela logo fica sabendo de boatos sobre a Serpente de Essex, uma criatura mítica que, no passado, segundo a lenda local, vagava pelos pântanos ceifando vidas, e que agora teria voltado para aterrorizar a paróquia costeira de Aldwinter. Cora, uma naturalista amadora sem paciência para superstições, se encanta pela história, convencida de que o monstro descrito pela população é, na verdade, uma espécie ainda não conhecida.Ao iniciar uma busca a partir dos rastros dessa lenda, ela é apresentada a William Ransome, o vigário de Aldwinter, um homem incrédulo e desconfiado que teme que essas invenções e fantasias distraiam as pessoas do verdadeiro caminho da fé. Enquanto William tenta acalmar seus fiéis, ele e Cora procuram descobrir a verdade por trás do mito e, embora completamente diferentes, estabelecem uma relação intensa e surpreendente na mesma medida. A Serpente de Essex é uma celebração do amor e das várias formas pelas quais ele pode se manifestar.embora completamente diferentes, estabelecem uma relação intensa e surpreendente na mesma medida. A Serpente de Essex é uma celebração do amor e das várias formas pelas quais ele pode se manifestar.embora completamente diferentes, estabelecem uma relação intensa e surpreendente na mesma medida.A Serpente de Essex é uma celebração do amor e das várias formas pelas quais ele pode se manifestar.

Com a serpente de essex, segundo romance de Sarah Perry, ela ganhou e foi indicada para vários prêmios literários, o livro ainda ganhou uma adaptação na apple tv que confesso estar muito curiosa para conferir agora que conclui a leitura.


Considerado um dos romances históricos mais impressionantes da última década, a serpente de essex no conta a história de uma jovem viúva chamada Cora, ela acaba de perder o marido o que a permite também de se livrar de um casamento construido sobre uma estranha relação de agressão e admiração ao mesmo tempo. Cora está de luto ou pelo menos é isso que as pessoas esperam dela, mãe de um menino bastante peculiar Francis é um garotinho diferente ou melhor indiferente, ele parece não perceber a gravidade ou intensidade do que se passa ao redor, ou seja, o jeito dele de sentir é diferente do comum. Com a morte de seu marido que também era seu agressor Cora percebe-se aliviada por ter a chance de fazer e ser quem ela realmente gostaria, isso acontece em um de seus passeios por Essex.

"E talvez fosse pertinente usar o problema, caso se mostrasse impossível de ignorar, já que poucas coisas impelem com mais certeza o coração para eternidade do que o medo"

Logo que acaba todo os tramites do enterro do marido Cora junto de sua amiga Martha decidem fazer uma viagem e se afastarem da cidade e do tumulto urbano, Martha era bába de Francis, para além disso era uma companheira, amiga e protetora de Cora em todos os sentidos.


Juntas e ao lado do pequeno Francis elas embarcam em uma viagem para um local repleto de mitos e lendas o que para Cora era fascinante, apaixonada pela natureza e descobertas como fósseis e afins a mulher vê uma oportunidade de descobrir algo novo em essex, lugar que acaba de sofrer um grande terremoto e que a aprtir disso despertou em seus moradores um medo enorme da possível libertação de um monstro antigo.


Cora assim como Martha conhecem novos amigos e por meio de amigos antigos da época de seu casamento Cora se aproxima de uma família da região, constroem um amizade belissima com Stella e Will, ele que por sua vez é o clérigo local, e possui uma aversão a tal serpente de que todos tanto falam, Will trava discussões incríveis com Cora e juntos eles nos proporcionam uma leitura sobre fé, razão, releigão e ciência, ou seja, um combo perfeito.


Para além desses temas tão marcantes e impactantes o leitor atravessa uma história que nutre o socialismo em suas linhas, Martha nos mostra o lado podre da Londres daquele período por meio dessa personagem somos levados a um pequeno deslumbre da luta pelas classes. A medida que a hisória segue seu curso o mistério sobre o mosntro que anda tirtando vidas em essex vai se tornando secundário dando voz aos relacionamentos criados pelos personagens criados por Sarah, fato que a autora trabalha com minuncia de detalhes e enriquece seu texto de maneira cativante por faze-lo.


Com uma escrita voltada para o período em que se passa sua história Perry nos entrega de maneira graciosa e entusiasmatica uma teia de relações que vão pouco a pouco se fundindo durante a leitura, confesso que no inicio da obra o processo para o leitor torna-se lento, mas a cada página somos capazes de entender a preciosidade do enredo construído pela autora. A descrição dos ambientes, das sensações e sentimentos de seus personagens tornam o livro muito especial, para além de um romance romântico que por sinal pouco se encontra na leitura, a autora trabalha o amor em seus diversos ascpectos, jeitos e formas.

Por fim recomendo a leitura para aqueles que buscam uma história peculiar, repleta de signifcados com uma escrita cativante que nos envolve do inicio ao fim!

Espero que tenham gostando!

Xoxo :)

Comentários

  1. Estou acompanhando a adaptação e amando demais
    Sofrendo para esperar o lançamento dos episódios hahahah
    Quero muito ler <3

    E QUE RESENHA MARAVILHOSA!!
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que esta gostando da adaptação, estou muito curiosa por ela! :)

      Excluir

Postar um comentário

Form for Contact Page (Do not remove)