new videos

[Resenha] 1984 - George Orwell - @penguincompanhia

 Minha segunda experiência lendo Orwell foi masi difícil do que imaginei, sendo 1984 uma leitura de cunho crítico e político tive bastante dificuldade em me conectar com a história talvez pelo fato de ler pouco sobre o assunto e não ter tanto conhecimento sobre a história passada naquele período que se torna pano de fundo para as reflexões trazidas na leitura.

Nessa perspectiva com certa insistência de minha parte segui com a leitura e a compreensão da mesma foi se tornando mais fácil ao longo de suas páginas, a obra considerada clássica publicada em 1949 meses antes das morte do autor é uma das mais importantes distopias da literatura nela existe uma valiosa reflexão sobre as formas de poder e como isso reflete na sociedade. 

Sinopse: Publicada originalmente em 1949, a distopia futurista 1984 é um dos romances mais influentes do século XX, um inquestionável clássico moderno. Lançada poucos meses antes da morte do autor, é uma obra magistral que ainda se impõe como uma poderosa reflexão ficcional sobre a essência nefasta de qualquer forma de poder totalitário.

Em 1984 conhecemos nosso protagonista Winston Smith, ele vive na faixa area um, anteiormente conhecida como Grã-Bretanha, naquele período o mundo esta em guerra permamente e todos são mantidos em uma sociedade hierarquizada, alguma semelhança com a nossa atualidade? Foi o que pensei!

Todos são vigiados por uma força maior comnhecido como o Grande Irmão, em controle absoluto todos devem fazer tudo de maneira coletiva, mas estão condenados a viverem sozinhos e seus próprios exílios, diante de tantas coisas que não aprecem certas Winston tem flashas de uma vida distante, decide fazer algho muito arriscado e começa escrever uma espécie de diário, em determinado momento de lucidez talvez? Ele se rebela e contra o regime totalitário no qual vive.

Esse livro era um desejado há bastante tempo por aqui e apesar de todos os desafios que encontrei como leitora no desenvolvimento dessa experiências literária, valeu muito ter ido adiante com ela. Muito atual a obra traz assim como em a revolução do bichos outro consagrado do autor algumas reflexões e comparações sobre nossa sociedade atual, sobre o poder, sobre desigualdade, entre tantas outras questões fortemente discutidas pelos críticos.

A escrita do autor nos leva a compreender suas ideias principais ao escrever a obra e sua intenção, mesmo quando desenvolve de forma peculiar o romance entre Julia e Winston, nota-se a riqueza da escrita de Orwell, tornando fácil a compreensão do porque 1984 se tornou uma obra mundialmente aclamada pelo público.

“Os fatos, pelo menos, não podiam ser mantidos ocultos. Era possível desvendá-los por meio de investigações, extraí-lo de você como o recurso da tortura. Mas… e se seu objetivo não fosse permanecer vivo, e sim permanecer humano? Que diferença isso faria no fim? Eles não tinham como alterar seus sentimentos: aliás, nem mesmo você conseguiria alterá-los, mesmo que quisesse. Podiam arrancar de você até o último detalhe de tudo que você já tivesse feito, dito ou pensado; mas aquilo que estava no fundo de seu coração, misterioso até para você, isso permaneceria inexpugnável.”

Para além disso a obra traz também uma reflexão sobre como o governo manipula e controla a mente da pessoas em uma sociedade com tal modelo de lidernça, fica fácil para o leitor comparar com sua atualidade, pois, os fatos se repetem, anos após anos somo moldados pelos nosso governantes com falsa ilusão de uma liberdade que de fato não existe.

O livro revela ainda a crueldade e capacidade humana quando se trata de poder, George Orwell foi brilhante em sua escrita quando nos propõem tal reflexão, por fim a leitura foi mais complexa do que imaginei acredito que pelo peso e significado que ela carrega, mas valeu cada página e tempo dedicado a mesma.

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)