Sem dúvida esse foi o livro mais difícil que li talvez a vida toda, minhas experiências com autor são bem limitadas há alguns anos li uma outra obra dele, que se tornou um livro muito querido por aqui por conta de toda sua grandeza e crítica social, estou falando de o primo basílio, esse foi o primeiro e unico livro de Eça que li e naquele momento não me recordo de ter enfrentado tantas dificuldades com a linguagem rebuscada do autor, diferente do que aconteceu com a ilustre casa de ramires, entretanto foi uma das experiências mais relevantes que tive e vou contar o motivo.
Sinopse: O Portugal que surge d A Ilustre Casa é ainda uma nação em crise, afinal o país não havia mudado. Com a galeria de personagens eciana ganha o primeiro, e talvez único, herói positivo: Gonçalo Mendes Ramires. A narrativa desenha a trajetória desse fidalgo decadente que busca resgatar a ancestralidade perdida, através da composição de uma novela medieval que revive tempos gloriosos de Portugal e dos Ramires. Tanto lá - na Idade Média - como cá - no presente da ação, Portugal e os Ramires se confundem, seja no trilho do passado, seja na mediocridade do presente. O futuro do país, proposto com ênfase ufanista, vem sublinhado pela regeneração do herói, restaurado em sua origem. Os conflitos e soluções vividos por Gonçalo correspondem pois aos dramas e anseios da nação portuguesa, o que faz da personagem e símbolo de um povo Gonçalo Ramires é uma das mais brilhantes figuras da literatura de língua portuguesa, pois logra ser a um só tempo indivíduo e coletividade, ser em si e ser-outro, diagrama e natureza, ironia e paixão.
"A Ilustre Casa De Ramires" vai nos contar de uma maneira muito detalhista sobre a história de um fidaldo, seu nome é Gonçalo Mendes Ramires. Este homem está muito ansioso para ascender socialmente, ou seja, deseja destaque e reconhecimento social, decidi então escrever um livro que traga exaltação aos feitos de sua linhagem, narrando nessa escrita os feitos de seus antepassados. Essa é a proposta inicial dessa obra, mas ela nos trará percepções muito além disso!
Publicado originalmente em 1900, após a morte do autor, esse livro foi analisado por dois pontos de vista, em Portugual foi considerada uma obra prima e também uma dura crítica aos costumes do período de maneira até onfensiva.
Acompanhamos então o desenrolar da escrita de A Torre de D. Ramires sobre um velho e ilustre antepassado: Tructesindo Ramires e somos introduzidos nessa história de maneira cativante e peculiar como cenário da história temos uma antiga contrução medieval feita por seus avós, o autor conta também ao longo de sua narrativa sobre sua casa em portugal, usando até mesmo um poema de um tio por parte de mãe, em conjunto com a escrita de seu livro ou novela não ficou muito claro na leitura Gonçalo vive seu cotidiano e enfrenta situações que nos fazem duvidar de seu caráter
0 comentários