Esse foi meu segundo contato com escrita e trabalho de Kafka, li anteriormente a metamorfose uma das obras mais marcantes que já conheci, o processo pode ser classificado como popularmente conhecido na literatura universal, é uma obra que muita gente gosta e conhece.
Esse foi um livro mais difícil de ser lido comparado a metamorfose, lendo o processo minha satisfação não foi por completa alcançada, porque diferente de a metamorfose que é um livro fechadinho, redondo, sem pontas soltas o processo além de apresentar um tema que perturba o leitor, você terá um livro que funciona como um labirinto mesmo, pelas críticas de Kafka a tudo que ele mesmo descreve mas, também porque algumas coisas na narrativa são finalizadas de forma abrupta quase sem fechamento, alguns capítulos do livro também ocorre dessa forma.
Sobre a enredo, temos um personagem principal chamado Josef K, ele é bancário, tem 30 anos e é acusado de um crime que não lhe é revelado, é levado a um julgamento injusto e incompreensível. K é uma pessoa bem-sucedida e de bom caráter, mas que se torna vítima de um sistema burocrático e opressivo. Josef K. tenta descobrir o motivo da acusação e lutar contra o sistema injusto, mas enfrenta inúmeras dificuldades e obstáculos.
Algumas observações ele foi detido no dia de seu aniversário, é um dos livros mais malucos lidos nos últimos dias por aqui, só poderia vir de Kafka não é mesmo, aos poucos na leitura todos se envolvem no tribunal de alguma forma, as pessoas do trabalho de K, seus vizinhos, etc. Algo que intriga o leitor, em alguns momentos existi uma história dentro de outra história e essa escrita de Kafka ficou muito bem feita.
Esse livro é extremamente atual, trata sobre injustiça, sobre vítimas do sistema burocrático, é sobre denúncia social, é uma obra aberta, possível de várias interpretações como sociológico, psicológico, sobre caráter e muitos outros temas.
Sem dúvida uma obra que merece releitura, merece ser lida por quantas pessoas for possível, mas e você já leu ou quer ler esse livro?



0 comentários