new videos

[Resenha] O Diário De Anne Frank Por Otto H. Frank e Mirjam Pressler


Quando inicie a releitura de uma das obras literárias mais conhecidas no mundo sabia que iria me emocionar novamente, ler os relatos de uma jovem que sofreu os  horrores de uma guerra que ficou conhecida pela morte de muitos inocentes despertou em mim um sentimento a muito tempo não vivido algo a se considerar diante de tudo que guerra tirou dessas pessoas. Um livro memorável e que decide reler depois de três anos pois senti que precisar me atentar a mais detalhes dessa estória.

Sinopse: O depoimento da pequena Anne Frank, morta pelos nazistas após passar anos escondida no sótão de uma casa em Amsterdã, ainda hoje emociona leitores no mundo inteiro. Seu diário narra os sentimentos, medos e pequenas alegrias de uma menina judia que, com sua família, lutou em vão para sobreviver ao Holocausto. Lançado em 1947, O diário de Anne Frank tornou-se um dos maiores sucessos editoriais de todos os tempos. Um livro tocante e importante que conta às novas gerações os horrores da perseguição aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Agora, seis décadas após ter sido escrito, este relato finalmente é publicado na íntegra, com um caderno de fotos e o resgate de trechos que permaneciam inéditos. Uma nova edição que aprofunda e aumenta nossa compreensão da vida e da personalidade dessa menina que se transformou em um dos grandes símbolos da luta contra a opressão e a injustiça. E consagra O diário de Anne Frank como um dos livros de maior importância do século XX. Uma obra que deve ser lida por todos, para evitar que atrocidades parecidas voltem a acontecer neste mundo.




O Diário De Anne Frank é um relato da própria Anne sobre tudo que ela e sua família passaram durante a guerra, e como o nazismo tirou tudo que essa jovem tinha e poderia ter um dia, seus pais e parentes são judeus o que os tornavam alvos principais durante a segunda guerra mundial, assim como diversas outras famílias eles lutaram por sobrevivência durantes aqueles tempos difíceis. Anne é conhecida por ter um personalidade forte como toda garota da sua idade sofria com as mudanças em sua vida quando tudo aconteceu, uma carta chegou até sua irmã e tudo se transformou da noite para dia quando se deram conta Anne e sua família estavam vivendo escondidos em um lugar pequeno dividido com outros judeus para se protegerem dos campos de concentração.




A partir desse momento a jovem relatou tudo em seu diário, todas a dificuldades encontradas por ela e pelas pessoas que amavam, as primeiras surgiram depois de algum tempo convivendo em um local fechado com outras pessoas, isso foi se tornando cada vez mais instável, todos com medo, com poucos recursos, fazendo o que podiam para se manterem firmes e vivos. A jovem Anne foi tão sincera em sua escrita sobre sua terrível experiência que a obra se tornou algo muito importante para história desse povo marcado pelo preconceito e descriminação doentia.




O livro é exatamente como o nome sugere um diário ou seja teremos uma estória vivida pela própria escritora, muitas pessoas falam sobre a verdade contada  nesse livro, alguns a destorceram conforme os anos o que se tornou uma grande polêmica ainda comentada nos dias de hoje, a leitura começa de uma forma bem simples e com a inocência de uma criança ainda, aos poucos as situações contadas se tornam seriamente preocupantes e tristes, ainda assim conseguimos perceber o quanto Anne é uma jovem sonhadora e cheia de esperança.


O local onde ficaram escondidos por um longo período foi apelidado de anexo, quando a guerra parece estar terminando o local foi descoberto, denunciados todos foram presos até o ano 1944, Anne Frank tinha apenas 15 anos quando foi enviado para Auschwitz um dos campos de concentração mais famosos, relatos de pessoas que viveram na época era de que quem iria para este campo não voltava vivo. Em Março de 1945 a jovem Anne faleceu.


Otto Frank um dos responsáveis pela publicação da obra e pai de Anne foi o único da família que sobreviveu, a primeira edição publicada do diário de Anne foi em 1947, e somente 1950 na Alemanha. Otto faleceu em 1980 na suíça ele tinha 91 anos. O livro me emocionou muito de fato é uma leitura difícil de se realizar mais importante ao mesmo tempo, no inicio do livro é interessante saber como Anne se sentia, como ela vivia e toda a esperança nela acesa como uma chama.


Memórias Biografia| 352 Páginas Editora Record|Compare & Compre: SubmarinoSaraivaAmazon| Classificação: 5/5| Skoob





Comentários

  1. Eu li este livro e sinceramente me emocionei muito! É um livro incrível, e intenso. Sua resenha está maravilhosa também.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou completamente apaixonada por esse livro, de fato é o meu preferido. A minha edição tem mais de 20 anos e já perdi a conta de quantas vezes reli esse livro. Todas as vezes me emociono e sempre consigo extrair novos aprendizados!

    ResponderExcluir
  3. Oi Michelle.

    Eu ainda não tive a oportunidade de ler este livro, mas conheço a história de Anne Frank através de outro livro. A sua resenha aumentou minha curiosidade de ler este livro e tenho certeza que será uma leitura bastante emocionante. Obrigada pela dica.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é tão lindo e triste ao mesmo tempo. Foi com ele que aprendi a gostar de histórias ambientadas na Segunda Guerra, apesar desse ser real. É doloroso ver como as pessoas perderam suas vidas, suas famílias e sua identidade por um maldito senso de que alguns eram superiores á outros. E o pior é saber que infelizmente ainda hoje, exista quem ainda pensa assim. É repugnante. Sua visão do livro é muito sincera, obrigada por compartilhar.

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  5. Ah, que resenha mais linda! <3 Já li esse livro e é um dos meus favoritos da vida! Fiquei muito feliz em saber como foi sua experiência de leitura.

    ResponderExcluir
  6. Muito legal vc reler esse livro, li anos atrás e lembro que gostei muito. Essa história conseguiu nos falar de barbaridades pela ótica inocente de uma menina e tudo que esse período representou para a humanidade.
    Amei suas fotos e seu texto empastou muito sentimento. Parabéns pela releitura.

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu comprei esse livro em outra edição há alguns meses e espero lê-lo em breve. Parece ser uma leitura bem forte e tocante pelo seu post, por trazer os relatos de uma garota que viu sua vida mudar completamente e precisou enfrentar todas as maldades da Segunda Guerra Mundial. Ótimo post e lindas fotos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Form for Contact Page (Do not remove)