new videos

[Resenha] Os Tais Caquinhos- Natércia Pontes- CIA ( Companhia das Letras)

 O primeiro romance da autora premiada Natércia Pontes é uma história envolvente e que causa certos sentimentos ao leitor, alguns deles como aflição, medo, repulsa entre outra coisas, nesse livro vamos encontrar o desenvolvimento adolescente de uma maneira extremamente intimista e peculiar.

Sinopse: Um romance poderoso e áspero sobre uma família, um apartamento caótico e as dolorosas descobertas da adolescência. Faltava muita coisa no apartamento 402. Mas sobravam muitas outras: caixas de papelão, bandejas de isopor, cacarecos, baratas, cupins, muriçocas, poeira, copos sujos. Abigail, Berta e Lúcio formam um trio nada convencional. Duas adolescentes dividem o apartamento com o pai, um homem amoroso, idiossincrático, acumulador, pouco afeito à vida prática, que torce para que a morte venha logo lhe buscar e dá conselhos incomuns às filhas: É muito bom sentir fomeOs tais caquinhos é um romance de formação trágico e comovente, capaz de arrancar risos nervosos. Ao descrever o dia a dia de uma família simbiótica em meio à cordilheira de lixo que só faz crescer, Natércia Pontes desenha um fascinante retrato de três pessoas que buscam conviver com seus sonhos e suas fantasias, suas manias e seus anseios, seus medos e suas revelações. Skoob

Narrado por Abigail personagem que podemos considerar a protagonista da história a leitura nos remete a vida da jovem que vive em um apartamento o 402 com a irmã e o pai, este que por sua vez é um acumulador e transformou o lar onde mora com suas filhas em um verdadeiro chiqueiro por isso. Os destaque iniciais dessa história intrigante são a falta de higiene, ordem familiar e a extrema necessidade de alimentação, ou seja, a necessidade de comida, e a fome, que as irmãs e o pai vivem é tocante e ao mesmo tempo incomoda de maneiras inimagináveis o leitor.

Unimos todas essas questões sociais precárias ao complexo desenvolvimento e fase adolescentes dessas duas jovens, no caso de Abigail as coisas se deram de maneira muito densas e intensas porque para o leitor a história esta sendo narrada do ponto de vista dela o que causa a forte impressão de ela sofre mais do que a irmã, entretanto não podemos afirmar tal situação sem sombra de dúvidas. O que sobra dessa primeira impressão é um total caos familiar, sem estrutura, sem roupas, sem os itens básicos de necessidade que toda jovem necessita somos apresentados a vida dura das jovens e todo o sofrimento imposta nessa condição. 

A leitura que se torna incomoda a cada capítulo traz ao seu leitor fragmentos de toda a vida das irmãs e de tudo que elas passam durante seu crescimento, os namorados, as surras, os desencontros sentimentais, revestido de muito drama familiar e críticas sociais intrigantes "Os tais caquinhos" se torna uma leitura extremamente complexa e difícil de engolir. Sua complexidade está na análise de vida desses personagens sofridos, expostos e em como a sociedade funciona para uma adolescente sem recursos. 

As reflexões que Abigail faz durante a leitura nos mostra um processo lento e árduo de amadurecimento, mas não de uma maneira tradicional, os detalhes presentes na escrita e narrativa da autora nos deixa extremamente envolvidos com a personagem que está em um das fases mais densas da vida e além de estar nesta fase precisa lidar com todas as outras questões de necessidade de uma família pobre, sem recursos e que muitas vezes ou quase todas as vezes não possuem nem o que comer. 

Aqui temos relatos de suas experiências amorosas fracassadas, sofrimentos juvenis, abandono, solidão, experiências de amizades que não deram em bons frutos entre outras coisas. A realidade está tão presente no livro que faz com que o leitor recorde de coisas vividas por ele quando adolescente. 

"Os Tais Caquinhos" é uma leitura difícil, mas extremamente real e valiosa, gostei do que encontrei aqui, mas confesso ter me sentindo triste depois da leitura, mesmo que o final tenha sido menos intenso e podemos dizer até que feliz, ele foi ainda sim realista e a realidade nos afeta bastante essa é a verdade!

Xoxo

Título Original: Os Tais Caquinhos| Páginas: 144 |Gênero: Ficção Brasileira Editora: Companhia das Letras| Minha Avaliação: 3/5| Comprar: Amazon

Ps: Os links deste post são afiliados, comprando por eles vocês contribuem com meu trabalho, pois ganho um pequena comissão e isso não interfere no valor da compra de vocês! :)


Comentários

  1. Oi Michelle

    Sem dúvidas esse é um livo que deve trazer uma leitura difícil de digerir, eu na verdade nem consigo imaginar como deve ser horrível viver em condições assim, mas, a premissa do livro sem dúvidas é bem interessante mostrando uma realidade que não vivemos. Pena que a leitura não foi totalmente boa para você, mas, espero conferir esse título em algum momento!!

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  2. Oi Michelle.

    Eu estou com este livro no Kindle para ler e fico adiando a leitura justamente porque li um comentário no Instagram dizendo que é uma leitura que incomoda. Mas a sua resenha mostrou pontos que despertou minha curiosidade e vou ter que enfrentar essa leitura em breve, mesmo sabendo que é um livro difícil. Deve conter várias reflexões para a vida. Parabéns pela resenha, adorei ela.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Livros mais densos assim sempre são mais difíceis de ler porém eu gosto de dramas assim mais pesados, geralmente fica tudo com mais significado e te faz refletir no final, mesmo que o final não seja tão agradável.

    ResponderExcluir
  4. eis ai uma leitura que eu realmente senti que deveria ler e me parece uma leitura necessária quando falamos do sofrimento adolescente e de questões sociais como a fome, higiene e outros cuidados básicos. uma obra que por suas palavras sei que é dolorosa em níveis pessoais ainda mais na situação atual do nosso país.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Form for Contact Page (Do not remove)