new videos

[Resenha] A Troca - Beth O'Leary @intrínseca

 Finalizei minha primeira leitura do mês de novembro e estou simplesmente encantada com o que encontrei nessa história, algo bem inovador foi que Beth nos trouxe em seu livro publicado pelo clube intrínsecos o clube de leitura da intrínseca, esse foi meu primeiro contato com a autora e me apaixonei por seu trabalho!

Sinopse: Leena Cotton tem 29 anos e sente que já não é mais a mesma. Eileen Cotton tem 79 e está em busca de um novo amor. Tudo de que neta e avó precisam no momento é pôr em prática uma mudança radical. Então, para colocar suas respectivas vidas de volta nos trilhos, as duas têm uma ideia inusitada: trocar de lugar uma com a outra. Leena sabe que precisa descansar, mas imagina que a parte mais difícil será se adaptar à calmaria da cidadezinha onde a avó mora. Cadastrada em um site de relacionamentos, Eileen por sua vez embarca na aventura com a qual sonha desde a juventude. Dividindo o apartamento com dois amigos da neta, ela logo percebe que na cidade grande suas ideias mirabolantes não são tão complicadas assim. Ao trocar não só de casas, mas de celulares e computadores, de amigos e rotinas, Leena e Eileen vão descobrir muito mais sobre si mesmas do que imaginam. E se tudo der certo, talvez destrocar não seja a melhor solução. Skoob

Leena e Eileen decidem realizar uma troca, uma inversão literal de vidas, enquanto Leena assume a rotina de sua avó em uma pacata cidade do interior Eileen vai viver uma aventura em Londres a princípio tanto a avó quanto a neta se sentem meio perdidas e deslocadas, mas aos poucos elas começam a colocar a nova vida no lugar.

"Preciso de um propósito, de um projeto, de alguma coisa. Se eu parar de me mover, essas águas vão se fechar acima da minha cabeça e a simples ideia me faz estremecer de pânico."

Leena esta enfrentando um momento extremamente delicado e difícil após um ano da perda de sua irmã Carla a jovem desenvolveu ataque de pânico e no trabalho em meio a uma reunião super importante uma crise vem e ela não consegue controlar sua ansiedade e medo, Leena está sofrendo há bastante tempo desde que Carla morreu devido a um câncer, após esse trágico acontecimento a relação com sua mãe está abalada, ela no fundo do seu ser culpa sua mãe por não tentar mais com Carla e mantêm uma ligação bem intensa com a mesma desde então. Após a crise que arruinou sua reunião ela é afastada do trabalho e obrigada a tirar férias, dois meses sabáticos como dizem, ideia que Leena vem detestando desde o começo. A ideia de trocar de lugar com sua avó surge de uma visita feita a Eileen e uma conversa sincera eis que ambas decidem trocar.


Eileen é uma senhora muito ativa de 79 anos avó e mãe dedicada cuida de todos na cidade onde mora, faz parte de um clube que busca cuidar dos crimes locais e organiza eventos ajudando sempre que possível sua comunidade. Abandonada pelo ex-marido ela sempre teve em seu coração uma vontade de viver em Londres e se aventurar, por isso, quando sua neta decide visita-la e surge com uma proposta de troca ela fica muito empolgada, entretanto ao mesmo tempo ela sente medo de Leena não dar conta das suas tarefas diárias, mas principalmente de sua neta não conseguir ajudar sua mãe que está passando por uma difícil depressão. Eileen vê nessa oportunidade uma chance de aproximar filha e mãe de novo e acaba aceitando a proposta de ir para Londres em busca de um novo amor e uma aventura quem sabe?

❛❛Esse é o problema com relacionamentos pela internet. As pessoas não conseguem ouvir a risada ou ver o modo como seu olhar fica bobo ao falar sobre alguém que ama.❜❜

A Troca é uma história para além do romance tradicional que encontramos por ai, nessa obra as personagens não só evoluem enquanto pessoas, mas também nos evoluem enquanto leitores, temos aqui o imenso prazer de acompanhar a vida dessas duas mulheres fortes, guerreiras que lidam com adversidades da vida e dão a volta por cima sempre que um problema surge. Conhecer Leena foi muito instigante, acompanhar sua evolução e maturidade para entender as dores da vida, compreender sua perda perdoar sua mãe e ajuda-la foi sensacional. Ver por meio de sua história a linda relação que ela tem com Marian sua mãe foi algo muito motivador e emocionante. 

– Você tem muita certeza sobre o mundo, Leena. Mas não sou assim. Você conhece a melhor maneira de se curar, e fez isso: trabalhando duro, se afastando por algum tempo de mim e da sua avó. Não consegui descobrir como me curar. Então estou tentando um pouco de tudo. Esse é o meu jeito

Por outro lado conhecer Eileen foi mais do que gratificante foi como enxergar uma segunda parte da vida que todos nós vamos passar um dia, esse contraste entre a juventude e a maturidade foi inspirador aos meus olhos enquanto leitora. Acompanhar a trajetória de Eileen e seu esforço para se reencontrar como mulher foi animador e me proporcionou um quentinho no coração. 

A leitura como puderam notar pelas minhas observações nos conquista a cada capítulo que inclusive é dividido entre a passagens de neta e avó, acompanhamos de pertinho todo o desenrolar dessa troca de uma maneira muito fluída e envolvente marcando cada acontecimento único presente no livro. A autora trabalhou de forma muito significativa a ligação da vida real nessa história, tratou de assuntos como amadurecimento já citado anteriormente, perdão, recomeços entre muitas outras abordagens incríveis. O romance existi de maneira muito leve dentro de cada uma das personagens, suas relações amorosas despertam o leitor durante a realização da leitura e cativa a cada trecho. 

Por fim foi uma maravilhosa experiência conhecer esse livro e já estou ansiosa para ler qualquer outra coisa que O'Leary tenha publicado ou venha a publicar, fiquei extremamente feliz porque o livro me ajudou em uma semana mega difícil, eu sinceramente espero que tenha conseguido passar a vocês o quanto gostei dessa história! 

Não deixe de me contar aqui os comentários o que vocês acharam da história e se já leram esse livro, vou adorar saber a opinião de vocês por aqui! :)

Xoxo!

Título Original: The Switch| Páginas: 350|Gênero: Romance| Editora: Intrínseca| Minha Avaliação: 5/5| Comprar: Amazon

Ps: Os links deste post são afiliados, comprando por eles vocês contribuem com meu trabalho, pois ganho um pequena comissão e isso não interfere no valor da compra de vocês! :)

Comentários

  1. Mulher, não é por nada, mas tenho que sempre afirmar isso, sempre que venho aqui, encontro fotos lindas, dá gosto, viu ^^
    Esse lance familiar com perspectiva de duas gerações tão distintas é bem curioso para mim, gosto dessa perspectiva. Estou bem animada por essa leitura.

    ResponderExcluir
  2. Oi Michelle!!

    Cara eu mtenho muita vontade de ler os livros dessa autora, todo mundo fala super bem da escrita dela e as premissas sempre me deixar curiosa, parece sempre algo leve e fofo, bem o tipo de coisa que eu ando precisando HAHAHAHAH
    Adorei saber mais sobre o livro e já coloquei na wishlist! e suas fotos ficaram muito lindas!!

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Como já li outro livro da Beth imagino que este esteja na altura de bem escrito como o outro. Na verdade este livro está na minha listinha e em breve vou lê-lo, parece ser uma leitura divertida e reflexiva.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Form for Contact Page (Do not remove)